A Diretoria Principal de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia informou sobre o incêndio de um interceptador Su-27P russo no aeródromo de Krymsk, localizado no Território de Krasnodar.
+ Clique aqui para ver o vídeo
O vídeo do ataque, que aparenta ser um ato de sabotagem, foi publicado na página oficial da Inteligência de Defesa da Ucrânia no Telegram, mostrando o interceptador em chamas.
Além do caça russo, o vídeo mostra um incêndio na cidade de Krasnodar desativou três locomotivas ferroviárias russas, ocorrido um dia antes.
Aeronave de Combate em Retirada
A aeronave atingida, identificada como o Su-27P de matrícula RF-90709 e número “16” vermelho, pertencia ao 38º Regimento de Aviação de Caça, com base na base aérea de Belbek, na Crimeia. Este modelo, desenvolvido para a Força de Defesa Aérea da antiga União Soviética, é conhecido por ser uma versão especializada do Su-27, mas sem capacidade para usar armamentos ar-solo.
Externamente, o Su-27P se distingue por características como suportes verticais verdes nas quilhas e um sistema de busca optoeletrônica montado na parte central do nariz da aeronave. Este modelo específico estava sendo gradualmente substituído por versões mais modernas, como o Su-30M2.
+ Veja mais vídeos sobre a guerra na Ucrânia
Histórico da Aeronave
O Su-27P incendiado havia sido avistado pela última vez em janeiro de 2022, durante exercícios de voo realizados no Território de Krasnodar. Devido aos recentes ataques à infraestrutura militar na Crimeia e a bases aéreas na região, o caça foi transferido para Krymsk, onde permaneceu até o momento da sabotagem.
Vídeo: Telegram @DIUkraine. Foto: Wikimedia.Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.