Vídeo: Inteligência de Defesa da Ucrânia destruiu dois barcos russos na Crimeia. Reptodução Twitter @front_ukrainian
Em uma operação ousada no dia 30 de maio de 2024, a Inteligência de Defesa da Ucrânia, através do Grupo 13, uma unidade especializada, desferiu um ataque significativo contra a marinha russa na Crimeia, utilizando drones navais Magura V5.
+ Clique aqui para ver o vídeo
O ataque gravado em vídeo, teve como alvo um depósito de navios na Crimeia, atualmente sob ocupação russa.
Os drones penetraram a defesa aérea adversária e atingiram dois barcos de transporte e desembarque de alta velocidade, modelo KS-701 “Tunets”, que estavam ancorados na Baía de Uzka.
A operação desencadeou uma resposta imediata das forças russas, que levantaram caças Su-27, Su-30, Su-35 e MiG-29, além de aeronaves Be-12 e An-26, em um esforço para interceptar os drones.
Além disso, helicópteros Ka-27/29 e Mi-8 foram mobilizados, utilizando armas embarcadas e mísseis aéreos não guiados em tentativas de derrubar os drones. Um vídeo divulgado mostra explosões provocadas por mísseis aéreos e um helicóptero de ataque russo Mi-24/Mi-35 em ação, tentando neutralizar um drone com seus canhões frontais.
As forças russas também recorreram ao uso caótico de armas pequenas e canhões de 30 mm na tentativa de neutralizar os drones ucranianos. O incidente sublinha a intensidade do conflito na região e as capacidades crescentes da Ucrânia em utilizar tecnologia de drones em operações militares.
+ Veja mais vídeos sobre a guerra na Ucrânia
Fonte, foto e vídeo: Reptodução Twitter @front_ukrainian. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.