O tanque anfíbio leve Zorawar foi desenvolvido pela Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa da Índia (DRDO) e pela Larsen & Toubro.
O veículo de combate é projetado principalmente para combater ameaças da China em áreas disputadas de alta altitude, onde o exército chinês implantou seus próprios tanques leves Tipo 15, também conhecidos como ZTQ-15.
+ Clique aqui para ver o vídeo do Zorawar
Zorawar foi desenvolvido e pronto para testes em um tempo recorde de cerca de dois anos. O desenvolvimento da máquina começou em 2022. Essa alta taxa de desenvolvimento de máquinas é explicada pelo grande volume de soluções prontas integradas.
Com um peso de 25 toneladas e a capacidade de adicionar obstáculos de água por conta própria, este tanque leve pode escalar subidas íngremes nas montanhas e atravessar rios e outros corpos de água muito mais facilmente do que os tanques pesados T-72 e T-90 em serviço com o Exército indiano.
O tanque é equipado com um módulo de combate Cockerill 3000 com um canhão de 105 mm da multinacional belga John Cockerill.
A usina de energia do veículo de combate é representada por um motor diesel Cummins com capacidade de 1000 cv. Em termos de 40 cv/tonelada, isso proporciona à máquina alta manobrabilidade e mobilidade.
Em janeiro deste ano, a edição indiana da ANI News noticiou o início dos testes de fábrica do protótipo deste tanque. Após a conclusão desta etapa, o veículo de combate foi entregue ao Exército indiano para testes departamentais.
O Exército indiano fez um pedido inicial de 59 tanques Zorawar e planeja comprar pelo menos mais 295 desses veículos de combate. O tanque deve entrar em serviço até 2027.
O Exército indiano procura um tanque leve desde 2009, quando duas novas divisões foram formadas no Himalaia. Isso se deve aos problemas operacionais do uso dos principais tanques de batalha nas montanhas.
+ Clique aqui para ver o vídeo do tanque leve chinês ZTQ-15
Em terrenos montanhosos, onde os tanques leves chineses ZTQ-15 percorreram longas rotas sem problemas, as forças blindadas indianas encontraram dificuldades em mover seu T-72M através de passagens a altitudes de 5.000 metros acima do nível do mar.
Foto e vídeo: Twitter @VivekSi85847001. Fonte: mil.in.ua. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.