Vídeo incrível: dois F-117 Nighthawks voando baixo sobre o leste da Califórnia

Embora oficialmente aposentado desde 2008, o F-117 Nighthawk continua a voar não oficialmente

Assista: F-117 Nighthawks voando baixo sobre o leste da Califórnia

Depois que alguns vídeos e fotografias que haviam aparecido nas redes sociais, a Força Aérea dos EUA admitiu que o Nighthawk foi mantido em um armazenamento “Tipo 1000“, o que significava que o avião tinha que ser mantido até ser chamado para o serviço ativo.

As condições do deserto de Nevada são perfeitas para manter os jatos furtivos em condições intocadas (devido ao baixo nível de umidade e, portanto, menor probabilidade de corrosão), daí a razão para operar a enigmática aeronave no local.

+ Vídeo: Rússia deixa seus grandes bombardeiros estratégicos em prontidão de combate
+ Youtuber transforma um Dodge Challenger Hellcat de 700cv em um barco

Em setembro de 2022, o Centro de Testes da Força Aérea publicou um Pedido de Informações (RFI) sobre um possível contrato de 10 anos para serviços de manutenção e suporte logístico para a frota de F-117A no aeródromo TTR, reconhecendo que a Força Aérea dos EUA está disposta a manter a aeronave voando pelo menos até 2034.

Por isso eles continuam a ser vistos enquanto voam suas missões pelos EUA, como aconteceu na sexta-feira, 21 de abril de 2023, quando o fotógrafo de aviação Alex filmou dois Nighthawks voando baixo sobre as montanhas da Califórnia.

Não se sabe quantos Nighthawks ainda estão em condições de aeronavegabilidade. Em janeiro de 2023, dos 59 F-117 construídos, aproximadamente 45 F-117 estavam no inventário, com mais de 10 já aprovados para transferência para museus.

A taxa de descarte atual é de apenas entre dois e três jatos por ano, em vez de quatro por ano anunciados em 2017.

+ Descubra os significados de 25 tatuagens de cadeia

F-117 Nighthawks

O F-117 Nighthawk é uma aeronave de ataque terrestre stealth desenvolvida pela Lockheed Martin nos Estados Unidos. Foi a primeira aeronave operacional projetada em torno da tecnologia stealth, que torna difícil para os sistemas de radar detectarem o avião.

O F-117 fez seu primeiro voo em 1981 e entrou em serviço na Força Aérea dos Estados Unidos em 1983. Ele participou de combates durante a Guerra do Golfo em 1991, onde foi usado para atacar alvos estratégicos com bombas guiadas a laser.

+ Rússia divulga imagens do gigantesco tanque de artilharia 2S-19

A aeronave tem uma forma distintiva facetada que ajuda a reduzir sua assinatura de radar. É alimentada por dois motores turbofan General Electric F404 e tem uma velocidade máxima de cerca de 620 milhas por hora (1.000 km/h). Também está equipado com avançados sistemas aviónicos e um sofisticado sistema de radar que permite operar em todas as condições climáticas.

O F-117 foi retirado de serviço pela Força Aérea dos Estados Unidos em 2008 e foi substituído pelo F-22 Raptor e pelo F-35 Lightning II. No entanto, ele continua sendo um marco significativo no desenvolvimento da tecnologia stealth, e seus princípios de design continuam a influenciar o desenvolvimento de aeronaves stealth modernas.