Os militares dos EUA divulgaram um vídeo de um avião AC-130J Ghostrider disparando seu canhão de 30 mm durante recente treinamento de tiro real sobre o Mar do Caribe.
+ Clique aqui para ver o vídeo
Autoridades dos EUA dizem que isso não estava relacionado a um exercício aéreo que as forças americanas realizaram com seus homólogos na Guiana e que ocorreu no mesmo dia.
+ Revelada a causa chocante da morte da apresentadora de TV Emily Matson
Ainda assim, é uma demonstração pública incomum das capacidades americanas na região que ocorre em meio as ameaças de invasão da Guina pela Venezuela.
O Comando de Operações Especiais Sul dos EUA (SOCSOUTH) postou o vídeo do treinamento de tiro real do AC-130J no Caribe, que foi filmado de outra aeronave desconhecida usando uma câmera de vídeo infravermelha full-motion.
O voo de treinamento ocorreu no dia 7 de dezembro. Além do canhão de 30 mm, cada Ghostrider também está armado com um obuseiro de 105 mm e também pode empregar uma gama cada vez maior de mísseis e bombas guiados de precisão.
Voos de AC-130 na América Latina, mesmo apenas treinando, têm sido incomuns nos últimos anos, em geral. O SOCSOUTH disse que um voo Ghostrider na costa do Panamá em maio foi o primeiro voo de um AC-130 de qualquer tipo para aquela parte específica do mundo em mais de uma década. Outro AC-130J participou de um exercício no Chile em julho.
Fotos e vídeos: Twitter @SOCSOUTH