Vídeo divulgado pelo Ministério da Desfesa da Rússia, mostra o trabalho de combate e reconhecimento das tripulações dos helicópteros de ataque Ka-52 das Forças Aeroespaciais Russas.
+ Suzuki apresenta o novo Jimny 5 portas
+ Rússia divulga vídeo do ataque do obus autopropulsado Msta-SM2 as forças da Ucrânia
+ Vídeo: Rússia divulga novas imagens do Caça Su-35S em missão de ataque na Ucrânia
Tripulações de helicópteros de ataque Ka-52 causam danos com mísseis não guiados de 80 mm em posições fortificadas, equipamentos e mão de obra das Forças Armadas da Ucrânia.
Ao realizar um ataque com míssil, os pilotos de helicóptero usam o elemento acrobático “Gorka“, que permite desferir um ataque com míssil a longa distância com um acerto preciso no alvo.
Além disso, as tripulações voam em altitudes extremamente baixas, contornando o terreno, a fim de escapar dos sistemas de defesa aérea inimigos.
No vídeo o comandante do helicóptero disse que por vezes a altura de voo pode chegar a um metro acima do nível do solo.
Ao retornar aos locais de base, a equipe técnica e de engenharia prepara o equipamento de aviação para o trabalho de combate posterior.
Vídeo e fotos: Reprodução telegram Ministério da Desfesa da Rússia
+ VÍDEO mostra helicóptero de ataque Mi-28N da Rússia em ação
Kamov Ka-52
O Ka-52 é um helicóptero de ataque de fabricação russa, produzido pela empresa Kamov. Foi baseado no Ka-50 desenvolvido na década de 1980 e introduzido no serviço ativo nas Forças Armadas da Rússia em 1995. Em 2008, a versão atualizada, chamada Ka-52, foi lançada pela Kamov. Considerado um dos helicópteros mais avançados do seu tipo, ele é armado com um canhão automático de 30 mm no nariz, além de lançadores de mísseis ar-terra, também sendo capaz de atingir alvos no ar. Cada unidade desta aeronave custa em média US$ 16 milhões de dólares. Possui uma velocidade de cruzeiro de 270 km/h e um alcance operacional de 545 km.
É utilizado como helicóptero de ataque e escolta pesado, com forte blindagem e uma variedade de armamentos. Seus dois rotores coaxiais lhe dão muita estabilidade e manobrabilidade.