As Forças de Defesa da Ucrânia conseguiram abater um drone russo do tipo Gerbera utilizando um drone interceptador FPV, marcando o primeiro caso público conhecido de interceptação desse tipo.
+ Clique aqui para ver o vídeo
O vídeo do abate foi divulgado pelo canal de Telegram do Coronel General Staff, trazendo imagens da ação que destacam uma inovação no combate aéreo envolvendo drones.
De acordo com o autor do canal, o UAV abatido apresentava algumas diferenças em relação aos modelos tradicionais do Gerbera usados pelos russos. Normalmente, esses drones são versões simplificadas, sem carga útil e equipados com antenas GPS comerciais baratas, além de, ocasionalmente, modems para Internet móvel com cartões SIM ucranianos. Essas versões são utilizadas como alvos falsos para enganar as defesas aéreas.
No entanto, o modelo abatido recentemente exibia uma antena parabólica protegida do tipo CRPA e um canal de transmissão de dados de telemetria, sugerindo um uso mais avançado e sofisticado. Durante sua apresentação, o UAV Gerbera foi descrito como capaz de operar em três versões: para reconhecimento eletrônico, como drone kamikaze, ou como alvo falso para despistar sistemas de defesa.
Esta ocorrência representa uma vitória estratégica para as Forças de Defesa da Ucrânia, que demonstram, assim, avanços significativos na utilização de drones FPV como ferramentas de combate.
Fonte e imagens: mil.in.ua | Telegram @war_home. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.