As Forças de Defesa da Ucrânia intensificaram seus ataques a drones de reconhecimento russos utilizando drones FPV. O voluntário Serhiy Sternenko divulgou imagens mostrando um drone russo Orlan sendo abatido por um drone FPV ucraniano, operado por soldados do Centro de Operações Especiais “A”.
+ Clique aqui para ver o vídeo
Sternenko comentou: “Isso aconteceu há algumas semanas, mas agora que os vídeos desses ataques foram divulgados, vale a pena mostrar.” No vídeo, o drone FPV ucraniano consegue subir mais alto que o drone de reconhecimento russo Orlan, que pode atingir altitudes de até 6 mil metros. O drone FPV então se aproximou da asa do Orlan e explodiu, causando a queda do drone russo.
Outro incidente semelhante ocorreu em maio na direção de Bakhmut. Um drone FPV ucraniano equipado com um transmissor de vídeo VTX 2.5W alcançou e destruiu um drone de reconhecimento ZALA 421-16E em voo. Apesar das tentativas de manobra do UAV russo, ele foi atingido na asa pelo drone FPV.
Recentemente, soldados das Forças de Defesa da Ucrânia abateram outro drone ZALA 421-16E usando um drone FPV, reforçando a eficácia dessa estratégia.
Interceptar drones com outros drones é uma abordagem relativamente nova e promissora no desenvolvimento da defesa aérea. É possível que o complexo militar-industrial ucraniano esteja desenvolvendo um sistema anti-drone completo baseado em tecnologia FPV.
+ Veja mais vídeos sobre a guerra na Ucrânia
Foto e vídeo: Telegram t.me/ssternenko. Fonte: mil.in.ua
Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.