A base da Guarda Costeira russa no Lago Donuzlav, na Crimeia ocupada, foi alvo de um ataque combinado de drones navais e aéreos ucranianos. O incidente foi reportado por Suspilne, que citou fontes em agências de aplicação da lei e divulgou um vídeo de um drone naval.
+ Clique aqui para ver o vídeo
Segundo as informações, o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) realizou o ataque na noite anterior. O ataque danificou seriamente o quartel-general com um ponto de controle, um depósito de munições, equipamentos, uma subestação elétrica, instalações técnicas e posições de tiro.
“Ontem à noite, as forças navais de ocupação da Federação Russa realizaram exercícios para proteger a área aquática do Lago Donuzlav, na Crimeia. Graças aos drones do Serviço de Segurança da Ucrânia, esses exercícios foram um fracasso, pois os russos não conseguiram sequer proteger sua base, muito menos a área aquática do lago”, relataram as fontes.
O vídeo divulgado mostra um drone naval ucraniano atingindo o alvo no Lago Donuzlav, com os russos respondendo com armas pequenas e outras armas mais poderosas. A câmera do drone registra várias explosões poderosas na costa ou perto do cais, onde as embarcações dos ocupantes estavam localizadas.
Nos últimos segundos do vídeo, um barco russo, provavelmente do tipo KS-701 “Tuna”, é capturado pela câmera, parecendo ser atingido por um drone naval. Este tipo de embarcação já havia sido atacado anteriormente por drones navais ucranianos Magura V5 na Crimeia.
+ Veja mais vídeos sobre a invasão russa da Ucrânia
Na manhã de 18 de julho, o sistema de monitoramento de incêndios espaciais Firms da NASA registrou um incêndio perto da vila de Novoozerne, localizada às margens do Lago Donuzlav, onde estão localizadas instalações militares dos ocupantes russos. Incêndios adicionais foram registrados a uma distância maior do lago, possivelmente indicando ataques de veículos aéreos não tripulados.
Foto e vídeo: Telegram t.me/suspilnenews. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.
Fonte: mil.in.ua / suspilne.media