Drone ucraniano Shark ajuda a destruir lançador grad e tanque T-90 na frente de Pokrovsk.imagens: Telegram @savelifeua
Na direção de Pokrovsk, as Forças de Defesa ucranianas atingiram com sucesso um lançador de foguetes Grad, um tanque T-90 e um obuseiro russo, graças ao uso do drone de reconhecimento Shark.
+ Clique aqui para ver o vídeo
A Fundação de Caridade Come Back Alive revelou que o drone foi operado pela Diretoria Principal de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia.
O Shark inicialmente detectou um lançador de foguetes BM-21 Grad, que estava escondido em uma plantação florestal. O drone começou a monitorar o local, e as forças ucranianas atacaram e destruíram o lançador.
Em seguida, o drone identificou um obuseiro na posição das forças russas, que também foi atingido pelas tropas ucranianas. Mais tarde, em outra plantação florestal, o Shark localizou um tanque russo T-90, cujas coordenadas foram transmitidas para que os batedores pudessem realizar um ataque eficaz.
O drone Shark é equipado com um módulo de comunicação altamente confiável e um sistema de câmeras de última geração, o que permite realizar vigilância a dezenas de quilômetros atrás das linhas inimigas e a uma distância de até 5 km entre o UAV e o alvo. Além disso, os drones ucranianos Shark e PD-2 utilizam o padrão de criptografia AES-256 para garantir a segurança na transmissão de dados.
Este avanço destaca a importância do uso de drones modernos no campo de batalha, oferecendo uma vantagem significativa na detecção e eliminação de alvos inimigos.
Fonte e imagens: Telegram @savelifeua. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.