Vídeo: Drone ucraniano intercepta e destrói russos em jet ski

Vídeo: Drone ucraniano intercepta e destrói russos em jet ski. Imagens: Telegram @ssternenkoVídeo: Drone ucraniano intercepta e destrói russos em jet ski. Imagens: Telegram @ssternenko

Um drone ucraniano conseguiu interceptar um grupo de militares russos que se deslocava ao longo do rio Dnipro utilizando jet skis. O vídeo da ação foi publicado por Serhiy Sternenko e rapidamente se espalhou nas redes.

+ Clique aqui para ver o vídeo

A operação foi realizada com o uso de drones Shuriken 10 FPV, que têm 10 polegadas. O primeiro drone voou diretamente para as costas de um dos passageiros do jet ski, explodindo a embarcação e os ocupantes. Logo em seguida, um segundo drone foi enviado para eliminar o sobrevivente com uma detonação remota.

Apesar de os jet skis russos estarem equipados com sistemas de guerra eletrônica — visíveis nas antenas localizadas na proa da embarcação —, esses sistemas não foram eficazes em impedir a ação dos drones ucranianos.

O uso de jet skis pelos militares russos não é uma novidade. Em maio deste ano, o primeiro registro de sua utilização foi feito durante operações no delta do Dnipro, quando os militares ucranianos atingiram um jet ski que tentava entregar provisões na Ilha Krasnikovsky.

Os jet skis são usados pelos russos de forma semelhante às motocicletas, oferecendo maior velocidade e manobrabilidade ao longo do rio, o que permite reduzir o tempo exposto em áreas abertas e perigosas.

Atualmente, movimentar-se pelo rio Dnipro e seus afluentes é extremamente arriscado devido ao monitoramento constante por drones de reconhecimento e à presença de drones de ataque e minas fluviais. Para contornar esses riscos, as forças russas têm procurado alternativas, como o uso de grandes drones agrícolas para transportar provisões e munições.

Alguns desses drones podem carregar até 40 quilos por uma distância de 15 quilômetros, mas seu uso ainda é limitado. As amostras conhecidas são adaptações de drones agrícolas civis, de origem chinesa e russa.

Fonte e imagens: Telegram @ssternenko / mil.in.ua. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Back to top