O drone furtivo turco Anka III, desenvolvido pela Turkish Aerospace Industries, realizou seu primeiro voo. O feito foi relatado pela agência de notícias turca Anadolu, que citou o desenvolvedor.
+ Clique aqui para ver o vídeo
É importante ressaltar que as primeiras fotos do Anka III, também conhecido como “Phoenix“, foram divulgadas em março deste ano. Antes disso, o desenvolvimento do aparelho ocorreu sob rigoroso sigilo.
O Anka III é um drone pesado de reconhecimento e ataque, e se diferencia significativamente de outros UAVs produzidos na Turquia, o que sugere que o dispositivo foi desenvolvido do zero. O drone possui um design de “asa voadora” e se assemelha bastante ao “Hunter” russo.
Conforme informações do desenvolvedor, o Anka III será capaz de carregar bombas Mark 83 (provavelmente em um compartimento interno). Além disso, em fotos publicadas anteriormente, é possível observar quatro suportes subalares, onde mísseis guiados podem ser acoplados.
Segundo declarações de representantes da TAI (Turkish Aerospace Industries), o novo UAV pode alcançar uma altitude de até 13 km, velocidades de até 857 km/h, realizar ataques com mísseis e bombas, e fornecer suporte a aeronaves de combate tripuladas. Além disso, graças à tecnologia furtiva, o aparelho provavelmente será capaz de penetrar em defesas aéreas inimigas.
Vale lembrar que, anteriormente, a Turquia apresentou o navio de desembarque TGC Anadolu, capaz de transportar aeronaves leves e de combate, incluindo drones.
Foto e vídeo: Reprodução Twitter @SavunmaSanayiST