Em seu último desfile pela Praça Kim Il-Sung, em Pyongyang, marcando o 75º aniversário da fundação da Coreia do Norte, a força paramilitar da Guarda Vermelha Operária-Camponesa revelou uma frota de lançadores múltiplos de foguetes disfarçados de caminhões civis.
Os caminhões box e caminhões basculantes tinham 12 tubos cada um do que parecia ser foguetes de artilharia de 122 mm escondidos na caçamba.
+ Clique aqui e veja o vídeo
As equipes do caminhão basculante chegaram a ostentar capacetes amarelos ,típicos de trabalhadores da construção civil com seus fuzis.
O desfile contou também com uma frota de tratores puxando lançadores de foguetes e mísseis guiados antitanque em reboques.
A Coreia do Norte exibiu sistemas semelhantes de reboque de lançadores de mísseis guiados no mesmo desfile de dois anos atrás.
Os tratores são uma representação clara de uma tática operacional norte-coreana muito real – usar esses instrumentos civis para uma guerra total caso um conflito comece.
Este armamento pesado também sublinha como a “defesa civil” da Coreia do Norte possui um poder de fogo significativo.
Os caminhões também são indicativos de um crescente renascimento de velhas táticas de engano para esconder ainda mais o equipamento militar no campo de batalha.
Fonte: thedrive
Vídeo: Reprodução Twitter @nknewsorg