A China marcou um marco significativo na história militar ao lançar, nesta sexta-feira, o primeiro navio de assalto anfíbio Tipo 076, chamado Sichuan, equipado com tecnologia inovadora de catapulta eletromagnética e sistemas de frenagem.
+ Clique aqui para ver o vídeo
Essa tecnologia de ponta permite que o navio opere aeronaves tripuladas e não tripuladas, além de helicópteros, em um formato semelhante a um porta-aviões.
O lançamento ocorreu em Xangai, durante uma cerimônia que também incluiu o batismo do navio, que recebeu o número de casco 51. Nomeado em homenagem à província de Sichuan, no sudoeste da China, o Sichuan é descrito como uma peça chave para transformar e expandir a capacidade de combate em alto-mar da Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy), segundo o veículo oficial China Bugle.
Com mais de 40.000 toneladas de deslocamento total, o navio possui uma estrutura de dupla ilha, um convés de voo longitudinal completo e adota a revolucionária tecnologia de catapulta e frenagem eletromagnética. Essas inovações permitem ao Tipo 076 operar não apenas helicópteros, mas também aeronaves de asa fixa, como o caça J-15.
Capacidades Avançadas
De acordo com o especialista militar Zhang Junshe, o Tipo 076 é o primeiro navio de assalto anfíbio do mundo a utilizar tecnologia de lançamento eletromagnético, o que resulta em maior eficiência e velocidade de lançamento. Isso dá ao navio vantagens em missões de superioridade aérea e assalto terrestre. Além disso, ele é capaz de transportar um batalhão de combate anfíbio para desembarques rápidos em áreas-alvo, oferecendo uma capacidade abrangente de combate.
Com capacidade para realizar operações horizontais de desembarque e operações aerotransportadas, o Tipo 076 promete reforçar significativamente as operações da PLA Navy em alto-mar e em missões de desembarque multidimensionais de longo alcance. O navio também deverá desempenhar um papel crucial na proteção da soberania nacional e dos direitos marítimos da China.
Comparações e Impacto
O novo navio é descrito como uma evolução do Tipo 075, outra classe de navios de assalto anfíbio da China. Enquanto o Tipo 075 já é considerado um marco, com três unidades em operação (Hainan, Guangxi e Anhui), o Tipo 076 apresenta maior tamanho e capacidade para carregar uma combinação de plataformas aéreas tripuladas e não tripuladas, aproximando-se de um porta-aviões leve.
+ Veja mais vídeos de navios e barcos de guerra
Segundo Song Zhongping, outro especialista militar chinês, o Tipo 076 combina elementos de tecnologias avançadas, como radares de destróieres e fragatas, a catapulta eletromagnética do porta-aviões Fujian e conceitos do Tipo 075. Este desenvolvimento demonstra a evolução das capacidades chinesas de design naval, destacando como o país está transformando ideias antes consideradas impossíveis em realidade.
Fonte e imagens: Global Times X @globaltimesnews. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.