A China revelou um novo drone de grande porte, o FP-985, equipado com um motor a pistão e inspirado no design do avião soviético Antonov An-2.
+ Clique aqui para ver o vídeo
Desenvolvido pelos engenheiros da empresa Flyingpan, o drone incorpora elementos do An-2 para criar um veículo aéreo não tripulado avançado.
Diferente do An-2 e de seu análogo chinês, o Shifei Y5B, ambos biplanos, o FP-985 é um monoplano, caracterizado por uma única asa. O drone também se diferencia por não possuir cabine de piloto, sendo controlado exclusivamente a partir do solo.
O FP-985 tem um peso máximo de decolagem de 5700 kg e uma capacidade de carga útil de 2000 kg. Ele pode alcançar uma velocidade de cruzeiro de 200 km/h e operar a uma altitude máxima de 7500 metros.
Este não é o primeiro drone baseado no An-2. Em 2018, a China já havia apresentado o FP-98, derivado do Shifei Y5B.
Os especialistas acreditam que esses drones poderão abrir novas possibilidades nas áreas de logística e operações de busca e salvamento.
O FP-98, como o Y5B, não exige pistas dedicadas para decolagem, necessitando apenas de algumas centenas de metros em uma superfície relativamente plana.
O modelo também vem equipado com piloto automático e sistemas de controle remoto, além de programas para decolagem e pouso autônomos.
Recentemente, no conflito em Nagorno-Karabakh, o Azerbaijão utilizou versões modificadas do An-2, operadas como drones após o piloto ejetar-se, para neutralizar as defesas aéreas da Armênia.
Fonte: mil.in.ua. Imagens : Flyingpan. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.