Em 23 de setembro de 2024, aeronaves do NORAD (Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte) realizaram uma interceptação segura e controlada de aeronaves militares russas que adentraram a Zona de Identificação de Defesa Aérea do Alasca (ADIZ).
+ Clique aqui para ver o vídeo
No entanto, um dos aviões russos, um Su-35, executou uma manobra considerada “insegura e não profissional“, segundo informações do General Gregory Guillot.
“O comportamento de um Su-35 russo foi inseguro, não profissional e colocou todos em risco – não é o que se espera de uma força aérea profissional”, afirmou Guillot em comunicado oficial.
O incidente gerou preocupações sobre o aumento das tensões entre os Estados Unidos e a Rússia em relação à presença militar russa perto das fronteiras americanas, especialmente no espaço aéreo sensível do Alasca. O NORAD, no entanto, enfatizou que suas aeronaves atuaram de maneira disciplinada e com segurança durante toda a operação.
A ADIZ é uma área internacionalmente reconhecida onde os países monitoram aeronaves que se aproximam de seu espaço aéreo com o objetivo de identificar possíveis ameaças. Incidentes envolvendo a aproximação de aviões militares russos nessa região têm sido frequentes, e o NORAD continua a manter uma vigilância rigorosa.
Até o momento, as autoridades russas não emitiram uma declaração sobre o ocorrido.
Fonte e imagens: North American Aerospace Defense Command. X @NORADCommand. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.