Um caça multifuncional russo Su-30SM foi abatido por forças especiais da Diretoria Principal de Inteligência da Ucrânia durante uma operação no Mar Negro.
+ Clique aqui para ver o vídeo
O ataque, realizado com um míssil de sistema portátil de defesa aérea (MANPADS), ocorreu em 11 de setembro de 2024, por volta das 5h, conforme relatado pela assessoria de imprensa do Ministério da Defesa ucraniano.
A aeronave, pertencente ao 43º Regimento de Aviação Naval Separado da Força Aérea Russa, estava baseada no aeródromo da cidade de Saky, localizada na Crimeia, região temporariamente ocupada pela Rússia. Após a perda de contato com o Su-30SM, os russos iniciaram uma operação de busca e resgate cerca de três horas depois, envolvendo a aeronave An-26 e helicópteros Mi-8 e Ka-27.
Por volta do meio-dia, as forças russas informaram ao comando sobre a descoberta de uma mancha de combustível de aviação a cerca de 70 quilômetros a noroeste do Cabo Tarkhankut, seguida pela identificação dos destroços do Su-30SM abatido.
Apesar da perda deste caça no conflito com a Ucrânia, a Rússia segue com a produção do modelo Su-30SM. Em agosto, o Ministério da Defesa russo recebeu um novo lote de caças multifuncionais Su-30SM2.
+ Clique aqui para ver mais vídeos sobre a Guerra na Ucrânia
O Su-30SM é um caça multifuncional de quarta geração desenvolvido pela Rússia. Baseado no Su-30, ele foi aprimorado para realizar uma ampla gama de missões, incluindo superioridade aérea, ataques a alvos terrestres e marítimos, e reconhecimento. O Su-30SM é conhecido por sua alta manobrabilidade e está equipado com sistemas avançados de radar, aviônicos e armamentos. Além de operar em longas distâncias, pode transportar uma variedade de mísseis e bombas guiadas.
Desenvolvido pela Sukhoi, o Su-30SM é usado pela Força Aérea Russa e pela Marinha Russa, além de ser exportado para vários países.
Fonte: Diretoria Principal de Inteligência. Foto e vídeo: Telegram @DIUkraine. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.