Bombardeiros de longo alcance Tu-22M3 são interceptados por caças da Otan no Mar Báltico. Imagens: Ministério da Defesa da Rússia Telegram @mod_russia_en
Um vídeo publicado pelo Ministério da Defesa da Rússia mostra o voo de um bombardeiro de longo alcance Tu-22M3 sobre as águas do Mar Báltico, na fronteira com países da OTAN, como Estônia, Suécia e Finlândia. Em determinado momento, caças da OTAN interceptam e acompanham as aeronaves russas.
+ Clique aqui para ver o vídeo
Segundo o ministério, os bombardeiros de longo alcance Tu-22M3 das Forças Aeroespaciais Russas realizaram um voo planejado sobre as águas neutras do Mar Báltico. A escolta dos bombardeiros foi garantida por tripulações das aeronaves Su-30SM e Su-27 das Forças Aeroespaciais. A duração total do voo foi de aproximadamente cinco horas.
Em determinados trechos da rota, os bombardeiros de longo alcance foram escoltados por caças de países estrangeiros. As tripulações da Aviação de Longo Alcance realizam regularmente voos sobre as águas internacionais do Ártico, Atlântico Norte, Mar Negro e Mar Báltico, bem como sobre o Oceano Pacífico.
Ainda segundo o ministério, todos os voos das aeronaves das Forças Aeroespaciais Russas são realizados em estrita conformidade com as regras internacionais sobre o uso do espaço aéreo sobre águas internacionais.
Fonte e imagens: Ministério da Defesa da Rússia Telegram @mod_russia_en. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.