Vídeo: Bombardeiros B-52 americanos são vistos a apenas 200km da fronteira russa

Vídeos postados nas redes sociais mostram dois bombardeiros B-52 americanos sobrevoando a Estônia, a apenas 200k da fronteira com a Rússia.

+ Conheça quais são os maiores navios de combate da América do Sul
+ Vídeo de furto de faróis de Porsche viraliza na web; assista
+ VÍDEO: Coreia do Norte exibe seu mais recente lançamento de míssil balístico

O sobrevoo faz parte das comemorações do Dia da Independência da Estônia em 24 de fevereiro, mas devido a situação tensa na região, o sobrevoo deixou alguns internautas preocupados.

Segundo nota publicada no site oficial da Força Aérea dos Estados Unidos:

Duas aeronaves B-52 atribuídas à 5ª Esquadrilha de Bombardeiros da Base Aérea de Minot, Dakota do Norte, estão programadas para realizar um sobrevôo de baixa aproximação para ajudar a comemorar o Dia da Independência da Estônia em 24 de fevereiro.

O Os Estados Unidos e a Estônia são aliados próximos e compartilham uma forte parceria baseada em um compromisso comum com a democracia, os direitos humanos e o estado de direito. Continuamos firmemente comprometidos com a liberdade e a soberania da Estônia e de todos os nossos aliados bálticos enquanto dissuadimos e nos defendemos contra quaisquer ameaças à nossa segurança compartilhada”, disse o General da Força Aérea dos EUA James Hecker, comandante das Forças Aéreas dos EUA na Europa-África das Forças Aéreas e Comando Aéreo Aliado da OTAN.

Como aliados da OTAN, os Estados Unidos e a Estônia trabalham juntos para fortalecer e assegurar as nações bálticas, apoiar operações de contraterrorismo e fortalecer o flanco oriental da Europa. A cooperação de segurança EUA-Estônia é uma das partes mais importantes desse relacionamento.

O sobrevôo está programado para acontecer sobre Tallinn Estônia após o desfile do Dia da Independência na Praça da Liberdade. O sobrevoo incluirá várias aeronaves, incluindo Rafales franceses, F-16 poloneses e Eurofighters alemães.

Observe que esses sobrevoos podem ser cancelados a qualquer momento devido ao clima ou outros requisitos da missão com pouco ou nenhum aviso prévio.

Boeing B-52 Stratofortress. Foto: Divulgação Força Aérea dos Estados Unidos

O B-52H Stratofortress é um bombardeiro pesado de longo alcance que pode realizar uma variedade de missões. O bombardeiro pode voar em altas velocidades subsônicas em altitudes de até 50.000 pés. Ele pode transportar artilharia convencional guiada com precisão com capacidade de navegação de precisão mundial.

O Boeing B-52 Stratofortress

Boeing B-52 Stratofortress. Foto: Divulgação Força Aérea dos Estados Unidos

O Boeing B-52 Stratofortress é um avião bombardeiro estratégico subsônico de longo raio de ação, propulsionado por oito motores a jato.
Envergadura: 56 m
Velocidade máxima: 1.046 km/h
Comprimento: 49 m
Autonomia de voo: 14.162 km
Peso: 83.250 kg
Voo inaugural: 15 de abril de 1952
Tipos de motor: Pratt & Whitney JT3D, J57