As Forças Armadas Polonesas encomendaram 1.000 Veículos de Combate de Infantaria (BMP) Borsuk e outros 400 veículos especializados baseados no chassi do “Borsuk“. Esses BMPs são produzidos pela empresa nacional Huta Stalowa Wola, integrante do Grupo Polonês de Armamentos (PGZ).
+ Clique aqui para ver o vídeo do Borsuk
O Borsuk está destinado a substituir completamente o blindado BWP-1 (BMP-1) da era soviética, ainda em serviço nas Forças Armadas Polonesas.
A data exata da assinatura do memorando final permanece desconhecida, mas, conforme informações do Defence24.pl, que cita suas próprias fontes, as negociações para a compra dos primeiros 159 veículos de combate de infantaria Borsuk devem começar em agosto de 2024.
O BWP “Borsuk” é caracterizado pela capacidade de superar obstáculos aquáticos nadando e operar em diversos terrenos e condições climáticas. Ele foi projetado para proteger a tripulação e as tropas contra fogo de armas pequenas, lançadores de granadas antitanque, explosões de minas e dispositivos explosivos improvisados. Sua armadura oferece proteção de nível 3, nível 4 para a frente do casco e torre, e resistência a explosões de nível 3a/3b, conforme o padrão STANAG 4569.
A torre ZSSW-30 vem equipada com um sistema automatizado de controle de tiro da WB Electronics, cabeçotes optoeletrônicos estabilizados poloneses GOD-1 (comandante) e GOC-1 (artilheiro) da PCO, com câmeras térmicas e de televisão, além de um telêmetro a laser. O sistema de autodefesa SSP-1 Obra, com oito lançadores de granadas furtivos multiespectrais, também faz parte do equipamento do Borsuk.
Essa modernização representa um passo significativo para as Forças Armadas Polonesas, garantindo maior eficiência e proteção para as tropas em diversas operações militares.
Fonte: defence24.pl . Fotos e Vídeo: Reprodução Twitter @front_ukrainian . Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.