Um avião de treinamento Yak-130 da Força Aérea do Exército de Libertação Popular do Laos caiu durante um voo de treinamento, resultando na morte de dois pilotos.
+ Clique aqui para ver o vídeo
O acidente ocorreu enquanto os pilotos realizavam manobras na província de Xieng Houang, onde está localizada a base aérea de Wattai, onde as aeronaves Yak-130 estão estacionadas.
De acordo com relatos, o desastre aconteceu durante a execução de várias manobras, incluindo a manobra Split S. Infelizmente, os dois pilotos não conseguiram acionar o sistema de ejeção a tempo e perderam a vida no acidente.
Os aviões Yak-130 são equipados com assentos ejetáveis K-36L-3.5Ya, que têm apresentado uma confiabilidade questionável nos últimos anos devido a diversos relatos de falhas. O assento K-36L foi originalmente desenvolvido na década de 1960 para o Yak-38 e passou a ser amplamente utilizado em aeronaves como o MiG-29, Su-27 e Su-25 a partir da década de 1980.
O Laos firmou um contrato para adquirir 10 aeronaves Yak-130, das quais seis já foram entregues. O avião que caiu fazia parte desse lote. Este é o segundo acidente fatal envolvendo essa aeronave. O primeiro ocorreu em 9 de maio de 2024, durante um show aéreo, quando um Yak-130 da Força Aérea de Bangladesh pegou fogo em pleno voo.
+ Veja mais vídeos de acidentes aéreos
O incidente levanta novas preocupações sobre a segurança das aeronaves Yak-130 e o sistema de ejeção K-36L, à medida que as investigações continuam para determinar as causas exatas do acidente.
Vídeo: Tiktok @xangx1999. Fonte: mil.in.ua. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.