MQ-4C. Foto: Instagram @navairsyscom
A Real Força Aérea Australiana (RAAF) acaba de receber seu primeiro drone de patrulha MQ-4C da Northrop Grumman. O drone, identificado como A57-001, aterrissou na Base Aérea de Tyndale, onde será sua base permanente.
+ Clique aqui para ver o vídeo
Este primeiro MQ-4C agora faz parte do 9º Esquadrão da RAAF e será utilizado principalmente para patrulhas marítimas. Equipado com um conjunto específico de sensores e sistemas, o drone apoiará as atividades antissubmarinas das aeronaves P-8A Poseidon, facilitando a detecção de submarinos.
A Austrália planeja adquirir um total de sete drones MQ-4C, com o objetivo de formar uma unidade eficaz de reconhecimento e combate antissubmarino, conhecida como Ala 92 da RAAF. Uma das principais características do MQ-4C é o uso de peças mais robustas na fuselagem, essenciais para operar em baixas altitudes acima da água, onde a probabilidade de colisão com aves é maior.
Este movimento faz parte de um esforço maior para fortalecer o potencial de defesa da Austrália, especialmente no componente antissubmarino e de reconhecimento de sua força aérea. Além dos drones MQ-4C, a Austrália está expandindo sua frota de aeronaves de patrulha P-8A Poseidon, totalizando 14 unidades, que formam a base das forças antissubmarinas do país.
A entrega dos seis drones MQ-4C restantes à RAAF está prevista para ser concluída até o final de 2025, completando assim a frota de sete unidades planejada.
Fonte e imagens: Instagram @navairsyscom