Um dos navios mais modernos da Marinha iraniana, a fragata Sahand, afundou em circunstâncias desconhecidas no porto do país. A informação foi divulgada pelo Naval News.
+ Clique aqui para ver o vídeo da entrega da fragata Sahand para a Marina Iraniana
Em decorrência de um incidente ainda não esclarecido, a fragata leve iraniana Sahand (cauda número 74) adernou fortemente para o lado do porto, “pousando” na popa, e em 7 de julho, acabou por afundar no porto da cidade iraniana de Bandar Abbas.
Há relatos de possíveis vítimas a bordo, mas até o momento não há dados precisos. Uma das possíveis causas para a perda da embarcação pode ter sido um acidente técnico durante reparos no sistema de propulsão.
O navio, do projeto Mowj, foi lançado em 2012 e comissionado apenas em dezembro de 2018. Era uma das fragatas mais modernas do Irã e integrava a Frota do Sul da marinha do país.
O Sahand afundado, assim como outras fragatas iranianas, operava no Mar Vermelho e é suspeito de ter ajudado os houthis em ataques a navios mercantes.
É importante notar que este não é o primeiro incidente com navios deste tipo. Em janeiro de 2018, a fragata da mesma classe, Damavand (w/n 77), encalhou, virando e afundando posteriormente. Mais tarde, em dezembro de 2021, a fragata Talayieh, também do tipo Mowj, virou em doca seca em Bandar Abbas.
Fonte: navalnews Fotos e vídeo: Twitter @Tasnimnews_EN. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.