As Forças Armadas da Ucrânia estão prestes a reforçar seu arsenal com 54 dos mais recentes obuses autopropulsados RCH 155, conforme anunciado pela assessoria de imprensa da gigante alemã de defesa KNDS (KMW+Nexter Defense Systems).
+ Clique aqui para ver o vídeo
Detalhes adicionais do acordo de fornecimento não foram divulgados pela empresa.
Em fevereiro deste ano, o governo alemão já havia confirmado que entregaria 36 unidades do RCH 155 à Ucrânia até 2027, como parte da ajuda militar alemã. No entanto, a origem dos fundos para a compra das 18 unidades adicionais ainda é incerta, podendo também ser cobertos pelo governo alemão.
Atualmente, a KNDS está preparando os obuses autopropulsados RCH 155 para a Ucrânia, que será o primeiro país a receber esses sistemas avançados de artilharia.
O primeiro lote de 18 unidades foi encomendado no final de 2022, com um financiamento de 216 milhões de euros do Governo Federal alemão. Em fevereiro de 2024, a Alemanha anunciou a entrega de um segundo lote de 18 obuses como parte da ajuda militar contínua.
O RCH 155 (Remote Controlled Howitzer 155) é um sistema de artilharia desenvolvido pela empresa alemã Krauss-Maffei Wegmann, agora parte da KNDS.
Este sistema inclui um módulo de artilharia de torre rotativa automatizado AGM (Artillerie-Geschütz-Modul) baseado no obuseiro autopropulsado alemão PzH 2000, com um cano de oito metros de comprimento.
O módulo AGM, que pesa 12,5 toneladas, é totalmente automatizado e não tripulado, exigindo uma tripulação de apenas duas pessoas – um comandante e um motorista. Ele possui uma capacidade de munição de 30 projéteis e 144 cargas de propelente modulares.
Fonte: KNDS. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.
Fotos e vídeo: Divulgação / KNDS