Ucrânia recebe sistemas antiaéreos Gepard comprados pelos EUA da Jordânia

Ucrânia recebe sistemas antiaéreos Gepard comprados pelos EUA da Jordânia. Foto Facebook: Força Aérea das Forças Armadas da Ucrânia

A Força Aérea da Ucrânia anunciou a chegada de sistemas antiaéreos autopropulsados Gepard, comprados pelos Estados Unidos da Jordânia. As fotos das instalações foram publicadas na página oficial do Facebook da Força Aérea.

+ Veja o vídeo do Gepard em ação na Ucrânia

Os sistemas Gepard, adquiridos pelos Estados Unidos da Jordânia, possuem um sistema de controle de fogo modernizado e um sistema de radar atualizado. Originalmente, esses sistemas antiaéreos foram entregues às Forças Armadas holandesas sob contratos de 1977 e 1979, equipados com unidades de radar e sistemas de cortina de fumaça distintos.

Os sistemas holandeses se destacam por uma antena de radar de busca que opera na banda X e possui polarização circular, diferentemente dos sistemas alemães que operam na banda S com polarização horizontal. Além disso, a antena de aquisição de alvos dos sistemas holandeses opera nas bandas X/Ka e tem um alcance de detecção de 13 km, comparado aos 15 km dos sistemas alemães. Apesar disso, os Gepards holandeses podem ajustar frequências em seis pontos, enquanto os alemães apenas em dois.

Atualmente, os sistemas Gepard estão sendo utilizados para caçar UAVs de ataque russos e mísseis de cruzeiro como parte das forças de defesa aérea do Comando Aéreo do Oeste. “Nós nos esforçamos para alcançar a mais alta eficiência em repelir ataques aéreos e de mísseis e destruir o número máximo de alvos. Portanto, treinamos continuamente as tripulações, coletamos, resumimos e disseminamos as melhores práticas, realizamos treinamentos com o envolvimento de alvos de controle”, declarou a Força Aérea das Forças Armadas da Ucrânia em um comunicado.

+ Veja mais vídeos sobre a guerra na Ucrânia

Em novembro de 2023, o site Militarnyi informou que os Estados Unidos compraram 60 sistemas Gepard das Forças Armadas holandesas, anteriormente vendidos para a Jordânia. O governo dos EUA pagou US$ 118 milhões por essas armas antiaéreas, com os fundos alocados no âmbito do programa Ukraine Security Assistance Initiative (USAI). Segundo o contrato, o trabalho de preparação dos sistemas de defesa aérea Gepard foi realizado na Jordânia.

Foto Facebook: Força Aérea das Forças Armadas da Ucrânia . Vídeos: Reprodução Twitter @Ricardo_1934 / @DiretoFront . Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.