Ucrânia recebe nova remessa de munição para tanques Gepard financiada pela Alemanha

Ucrânia recebe nova remessa de munição para tanques Gepard financiada pela Alemanha. Foto: Wikimedia

O Ministério da Defesa da Ucrânia anunciou um novo pedido de 180.000 unidades de munição HEI-T (alto explosivo incendiário com traçante) de 35 mm para os tanques antiaéreos Gepard.

O contrato foi firmado com a empresa alemã Rheinmetall em dezembro de 2024, com valor estimado em dezenas de milhões de euros, totalmente financiado pelo governo alemão.

Este é o segundo grande pedido realizado pela Ucrânia. Em fevereiro de 2023, Rheinmetall já havia recebido uma encomenda de 300.000 unidades de munição para o mesmo modelo de tanque.

Capacidade de Combate e Produção Acelerada

A munição HEI-T é projetada para combater efetivamente alvos aéreos, como drones, e será produzida na fábrica da Rheinmetall em Unterlüß, Alemanha. Para atender à alta demanda por munição de 35 mm, a linha de produção foi totalmente reconstruída na primavera de 2023, em tempo recorde e com investimentos substanciais.

Os tanques Gepard têm se mostrado eficazes na defesa aérea da Ucrânia desde que foram transferidos pela Alemanha. Ao todo, 55 unidades desativadas pelo exército alemão (Bundeswehr) foram entregues à Ucrânia nos últimos dois anos, onde desempenham um papel essencial na proteção contra ameaças aéreas.

Rheinmetall e Sistemas Avançados de Defesa Aérea

Além das munições, a Rheinmetall também forneceu sistemas de defesa aérea de última geração à Ucrânia, como o Skynex, que utiliza munições programáveis AHEAD, capazes de explodir no ar para maximizar a área de impacto. A empresa é reconhecida mundialmente como líder na fabricação de sistemas complexos de defesa aérea baseados em canhões e é a única fornecedora de uma gama completa de sistemas de controle de tiro, lançadores de mísseis protegidos e integrados, bem como tecnologia de vigilância aérea e radares de detecção.

Munição HEI-T. Foto: Rheinmetall

Apoio Contínuo e Cooperação Internacional

O apoio da Alemanha à Ucrânia reflete o esforço internacional para fortalecer a capacidade defensiva do país em meio ao conflito em curso. A nova remessa de munições, aliada aos avanços tecnológicos dos sistemas da Rheinmetall, reforça a eficácia da Ucrânia em sua defesa contra ameaças aéreas modernas.

Fonte: Ministério da Defesa da Ucrânia, Rheinmetall. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.

Iris V Boas: A journalist full of enthusiasm and passion for journalism. A native of São Paulo, she has always been fascinated by the power of words and the ability of news to shape opinions and influence society.