Triumph Speed ​​Triple 1200 RR uma esportiva com ar retrô e 180 cv

Triumph Speed ​​Triple 1200 RR. Foto: Divulgação

Exótica, elegante e radical. É assim que se apresenta a nova Triumph Speed ​​Triple 1200 RR , uma motocicleta que é apontada como o modelo mais radical da empresa britânica. Ou pelo menos enquanto a Hinckley continuar a resistir a lançar um carro esporte para uso.

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Triumph Speed ​​Triple 1200 RR. Foto: Divulgação

Além das mudanças de design, novos elementos de fibra de carbono também estão incluídos nas inserções do tanque, nos painéis laterais e nas tampas da carenagem e do painel.

A carroceria é entregue em pinturas específicas em duas cores cada: Red Hopper / Storm Grey com detalhes em vermelho e Chrystal White / Storm Grey com detalhes em ouro.

Mas as mudanças na Speed ​​Triple 1200 RR não são apenas cosméticas. A abordagem deste modelo é mais radical do que a do modelo nu de onde parte e, assim, foi introduzida uma nova ergonomia que leva o piloto a insistir na roda dianteira.

O assento é a mesma peça com 830 mm de altura, mas agora os pedais específicos estão mais para trás e mais altos. A maior mudança vem de novos semi-guidoes que colocam as mãos 135 mm mais abaixo e 50 mm mais longe . Uma variação brutal.

Triumph Speed ​​Triple 1200 RR. Foto: Divulgação

O que não foi alterado foi o motor, que permanece o bloco mais poderoso já oferecido pela Triumph. É um motor em linha de três cilindros com 1.160 centímetros cúbicos que para esta geração encurtou o seu curso e com uma compressão de 13,2: 1 gera 180 cv e 12,5 kgf de torque máximo .

A transmissão semiautomática bidirecional para a caixa de câmbio de seis velocidades , uma embreagem anti-rebote assistida, cinco modos de direção e uma plataforma de medição inercial (IMU) completam o portente motor potente.

Ela também tem controle de tração ajustável em quatro níveis (e pode ser desligado) e com uma clara vocação esportiva e de pista que obtém dados da IMU e permite algum deslizamento da roda traseira. O antiwheelie funciona da mesma forma e atestamos que é um dos menos restritivos que testamos até hoje.

Triumph Speed ​​Triple 1200 RR. Foto: Divulgação

O chassi de dupla viga de alumínio fundido e o braço oscilante de um lado agora são complementados por um conjunto de suspensões Öhlins EC 2.0 semi-ativas e controladas eletronicamente .

O conjunto atua em conjunto com um garfo dianteiro invertido de 43 mm de diâmetro e um monoshock traseiro, ambos com 120 mm de curso para rodas calçadas com pegajosos Pirelli Diablo Supercorsa SP V3 nos tamanhos 120 / 70-17 e 190 / 55-17 em vez do Metzeler Racetec RR K3.

Quanto ao sistema de frenagem, um belo conjunto de disco duplo de 320 mm com pinças Brembo Stylema com fixação radial e bomba radial MCS com vazão regulável. Tem um sistema de travagem combinado e o ABS com assistência nas curvas (ajustável) é desenvolvido pela Continental.

Triumph Speed ​​Triple 1200 RR. Foto: Divulgação

O peso total é de apenas 199 kg , que junto com a nova posição de pilotagem e o desempenho do motor de 180cvs vão garantir um desempenho mais do que interessante tanto na estrada quanto na pista. ATriumph declara apenas 1 kg a mais que a Speed ​​Triple 1200 RS.

A tecnologia mantém a mesma abordagem avançada com uma tela digital TFT de 5 polegadas e equipamentos ecom sistema keyless total (contato, starter e tampa do tanque), gerenciamento de chamadas, música, controle GoPro …

As primeiras unidades do Triumph Speed ​​Triple 1200 RR chegarão às concessionárias no início de 2022, com um preço unitário de 21.400 euros (R$ 132 mil em conversão direta), 3.000 euros a mais que a versão naked atual.

Ficha técnica – Triumph Speed ​​Triple 1200 RR 2021

MOTOR
Tipo Três cilindros em paralelo, 4 tempos, 4 válvulas por cilindro, DOHC
Deslocamento 1.160 cc
Diâmetro x curso 90 x 60,8 mm
Compressão 13,2: 1
Poder 180 cv a 10.750 rpm
Torque do motor 12,5 kgf a 9.000 rpm
Embreagem Multi-disco em banho de óleo
Caixa de velocidade Seis velocidades
Transmissão final Corrente
CICLÍSTICA
Chassis Viga dupla de alumínio com subestrutura de alumínio aparafusada
Suspensão dianteira Garfo de cabeça para baixo Öhlins de 43 mm com sistema de afinação eletrônico S-EC 2.0, 120 mm de curso
Suspensão traseira Monochoque Öhlins com sistema de ajuste eletrônico S-EC 2.0, curso de 120 mm
Freio dianteiro Viga dupla de alumínio com subestrutura de alumínio aparafusada
Freio traseiro Disco de 220 mm com pinça Brembo de dois pistão, ABS
Roda da frente Pirelli Diablo Supercorsa SP V3 120/70 ZR 17
Roda traseira Pirelli Diablo Supercorsa SP V3 190/55 ZR 17
DIMENSÕES E PESOS
Comprimento 2.085 mm
Largura 758 mm
Altura 1.120 mm
Altura do assento 830 mm
Distância entre eles 1.439 mm
Peso bruto 199 kg
Capacidade do tanque 15,5 litros
PREÇO 21.400 EUROS