O Toyota Urban Cruiser é a mais nova aposta da marca japonesa no mercado de SUVs elétricos compactos.
+Lightship AE.1 Cosmos Edition: trailer de luxo promete transformar a viagem off-grid com tecnologia de ponta
+Amazon lança plataforma de compra online de carros nos EUA que promete simplificar processo de aquisição
O modelo foi desenvolvido com base no conceito Urban SUV de 2023 e inaugura uma plataforma inédita para a linha de veículos elétricos da Toyota, que contará com 15 modelos de emissão zero até 2026.
O veículo chega para competir com rivais como Peugeot e-2008 e Hyundai Kona Electric. E três versões estarão disponíveis: uma de entrada com bateria de 49 kWh e 142 cv; uma intermediária com bateria de 61 kWh e 172 cv; e uma versão topo de linha com tração integral, dois motores e 181 cv.
A nova plataforma garante mais espaço interno em relação ao Yaris Cross, com uma distância entre eixos 140 mm maior e bancos traseiros deslizantes que oferecem flexibilidade semelhante à de SUVs maiores.
O design ousado inclui uma grade escurecida, barras de luz em toda a largura e rodas de até 19 polegadas. Os bancos possuem configuração ajustável e reclinável, e o espaço interno promete conforto tanto para passageiros quanto para bagagens.
No interior, o destaque é o painel integrado de telas digitais, incluindo uma central multimídia de 10,1 polegadas. O Urban Cruiser vem equipado com diversas tecnologias, como assistentes de direção, controle de cruzeiro adaptativo e visão 360°. A versão AWD traz recursos extras como controle de descida e modo trilha, enquanto a FWD possui modo para neve.
A estreia oficial do modelo será no Salão de Bruxelas em janeiro de 2025, marcando o retorno do nome Urban Cruiser com uma proposta moderna e tecnológica.
Fonte: Car Magazine | Foto: Instagram @toyotauk | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial