Toyota é a marca automóvel mais valiosa do mundo

Toyota

O ranking de 2019 do Best Global Brands volta a fazer um ranking das marcas globais com maior valor, cabendo à Toyota o 1º lugar no que diz respeito ao setor automóvel, com o sétimo lugar e um valor de 56.246 mil milhões de dólares no seu global (aumentando 5%), ficando uma posição à frente da Mercedes-Benz, que se volta a situar como a marca automóvel Premium mais valiosa, com 50.832 mil milhões de dólares (também com um aumento de 5%).

Estas são as duas únicas marcas automóveis no top 10, com a BMW no 11º lugar, com um 41.440 mil milhões de dólares e um aumento ligeiro de 1%.

• Yamaha apresenta a nova MT-125 2020

Depois, já na 21º posição, aparece a Honda, com um valor de 24.422 mil milhões dólares, que lhe confere o quarto lugar no top das Melhores Marcas Globais, graças a um crescimento de 3%.

Ford e Hyundai seguem-se nos 35º e 36º lugares, respetivamente, com a primeira a crescer 2% para 14.325 mil milhões de dólares e a segunda mais expressivos 5% para 14.156 mil milhões de dólares.

A Volkswagen ocupa o 40º lugar, com um crescimento de 6% para 12.921 mil milhões de dólares, ficando a Audi em 42º, com um aumento de 4% para 12.689 mil milhões de dólares. Bem no meio da tabela, a Porsche teve um crescimento de 9%, apresentando um valor de 11.652 mil milhões de dólares, posicionando-se assim no 50º lugar.

Em 52º lugar aparece a Nissan, cujo valor sofreu um decréscimo de 6% para 11.502 mil milhões de dólares. No 77º lugar aparece a marca de superdesportivos Ferrari, com o fabricante de Maranello a apresentar um aumento no seu valor de 12%, para um total de 6458 mil milhões de dólares, com a Kia a ficar atrás, no 78º lugar, com uma redução no seu valor de 7% para 6428 mil milhões de dólares.

• Assalto a Aeroporto de Viracopos causa pânico e bloqueia a Rodovia Santos Dumont

No topo da tabela figuram as gigantes da tecnologia, com a Apple a ser a mais valiosa globalmente, ganhando 9% para um total de 234.241 mil milhões de dólares, ficando à frente da Google, que cresceu 8% para 167.713 mil milhões de dólares, e da Amazon, esta última a crescer 24% para 125.263 mil milhões de dólares.

• Motorista perde controle do carro em teste de baliza e derruba muro do Detran

Note-se que o ranking da Interbrand, ao contrário de outros, não se limita a estabelecer uma hierarquia com base no valor financeiro, antes conjugando três elementos chave para obter o ranking final: a performance financeira dos seus produtos ou serviços, o papel que a marca tem nas decisões de compra e a força competitiva da marca aliada à sua capacidade de criar um sentimento de lealdade, logo, procura sustentada e lucro para o futuro.

Veja o ranking completo:

Melhores Marcas Globais (Best Global Brands)