Tesla sofre queda de US$ 15 bilhões em valor de marca por a controvérsias de Musk e queda nas avaliações de consumidores

Tesla sofre queda de US$ 15 bilhões em valor de marca por a controvérsias de Musk e queda nas avaliações de consumidores (Austin Ramsey – Unsplash / X @elonmus)

O valor da marca Tesla caiu US$ 15 bilhões em 2024, com Elon Musk sendo apontado como a principal razão para esse declínio.

+Land Rover Defender Octa: novo off-road da marca vai desafiar o Dakar e o Campeonato Mundial de Rally Raid em 2026
+Fiat lidera vendas da Stellantis em 2024 pelo quarto ano consecutivo

A empresa teve diversos problemas recentemente, incluindo recall de 5 milhões de veículos, tornando-se a marca automotiva mais chamada de volta no ano, e a venda de US$ 585 milhões em ações por um grande investidor devido a questões ligadas ao CEO. Além disso, a polêmica em torno da qualidade do Cybertruck também afetou a reputação da marca.

Análises revelaram que a Tesla viu uma queda em suas pontuações de “consideração”, “reputação” e “recomendação” nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Na Europa, a intenção de compra dos consumidores caiu de 21% para 16% de 2024 a 2025, embora a lealdade dos consumidores nos EUA tenha se mantido alta.

No entanto, a recomendação da marca caiu drasticamente de 8,2 para 4,3, sugerindo que a Tesla está perdendo força no mercado.

O CEO da Brand Finance, David Haigh, alertou que, sem novos produtos empolgantes e um controle sobre as controvérsias envolvendo Musk, a Tesla pode enfrentar dificuldades para manter suas vendas e preços elevados. Além disso, analistas como os do JPMorgan apontam que a administração de Trump pode representar um risco para a Tesla, principalmente devido à ameaça de remoção de créditos fiscais e subsídios para veículos elétricos.

Fonte: Unilad | Foto: Austin Ramsey – Unsplash / X @elonmus | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial