
A Tesla está planeando introduzir seu sistema de direção autônoma Full Self-Driving (FSD) na Europa em fevereiro de 2026.
+ Híbridos plug-in estão vendendo mais que os carros a diesel na Europa
+ Novo Fiat 500 com motor a combustão não foi feito para quem tem pressa
De acordo com o site Electrek, o órgão regulador holandês RDW “se comprometeu” a avaliar a aprovação nacional para o início do ano que vem.
“A RDW e a Tesla estabeleceram um cronograma, segundo o qual a Tesla deverá demonstrar em fevereiro de 2026 que o FSD Supervised atende aos padrões exigidos. Se esse cronograma será cumprido, ainda está por ser determinado no próximo período”, afirmou o órgão em nota.
Conforme relatou a conta Tesla Europe & Middle East do X (antigo Twitter), a montadora decidiu apostar em uma estratégia de “isenção nacional”, em vez de esperar um movimento conjunto da União Europeia.
Se a Holanda permitir o uso completo do FSD no país, a empresa de Elon Musk espera que outros países da União Europeia sigam a tendência.
Os motoristas da Tesla na Europa se animaram com a notícia, segundo relato o Electrek. Eles têm convivido com uma versão bastante limitada do FSD no continente devido às restrições locais.
Segundo a Tesla, “algumas dessas regulamentações são desatualizadas e baseadas em regras, tornando o FSD ilegal em sua forma atual. Modificar o FSD para torná-lo totalmente compatível com as regras o tornaria inseguro e inutilizável em muitos casos”.
O FSD da Tesla se trata de um sistema de assistência ao motorista avançado que, embora tenha sido comercializado desta forma, ainda não chegou ao patamar de “piloto automático” e requer atenção constante do motorista para uso.
Por isso, a discussão de liberação do FSD no continente vai além da questão burocrática, mas também se estende para o campo da segurança rodoviária. Nos Estados Unidos, onde o FSD funciona sem muitas restrições, diversos acidentes já foram registrados envolvendo o sistema da Tesla, alguns deles que resultaram em morte.
Foto: Unsplash. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.
