Um vídeo divulgado pelo Ministério da Defesa da Rússia mostra as manobras conjuntas entre as forças navais da Rússia e da China durante o exercício naval “Beibu/Interaction – 2024”, realizado no Mar de Okhotsk, ao norte do Japão.
+ Clique aqui para ver o vídeo
O vídeo revela que um destacamento de navios de guerra da Frota do Pacífico da Rússia e da Marinha Chinesa participou de uma série de exercícios, que incluíram manobras táticas, formação de ordem de marcha, defesa aérea e proteção do destacamento enquanto este estava ancorado em áreas vulneráveis a ataques.
As ameaças aéreas simuladas foram representadas por helicópteros baseados em porta-aviões Ka-27 e aeronaves anti-submarinas Il-38 da aviação naval russa. Durante o treinamento, as tripulações das duas marinhas trabalharam em conjunto para detectar, rastrear e responder a alvos aéreos em tempo real.
De acordo com o planejamento, os navios russos e chineses se deslocaram para um ancoradouro perto da ilha de Sacalina, onde praticaram a organização da segurança e defesa de um destacamento ancorado. As equipes também realizaram exercícios para repelir ataques simulados de barcos não tripulados inimigos e participaram de ações de apoio anti-sabotagem.
O destacamento naval conjunto deixou Vladivostok em 21 de setembro e, durante o exercício, as tripulações realizaram disparos de artilharia e treinaram com sistemas de armas antiaéreas e anti-submarinas.
Entre os navios russos participantes estão os grandes navios anti-submarinos “Admiral Panteleev” e “Admiral Tributs”, além dos pequenos navios anti-submarinos “MPK-82” e “MPK-107”, e o navio de mísseis “Smerch”. A Marinha Chinesa, por sua vez, foi representada pelos destróieres “Xining” e “Wuxi”, a fragata “Lin Yi” e o navio de abastecimento “Taihu”.
Fonte, fotos e vídeo: Ministério da Defesa Russo | Telegram @hmod_russia. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.