Surgem novas fotos do helicóptero de ataque AW249

Um mês após seu primeiro voo, o novo Leonardo AW249 NEES (Nuovo Elicottero da Esplorazione e Scorta / New Exploration and Escort Helicopter), está no meio de uma extensa campanha de testes de voo. O helicóptero deveria voar pela primeira vez este mês, mas, no final, realizou o voo inaugural da fábrica da Leonardo Helicopters em Vergiate, em 12 de agosto de 2022.

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Surgem novas fotos do helicóptero de ataque AW249. Foto: Reprodução Twitter

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O helicóptero ainda está voando com apenas sua pintura de primer e a série experimental CSX82069. Na fuselagem e na cauda podemos ver algumas linhas criadas com fita cinzenta e vermelha, podendo esta última ser utilizada para fixar sensores de deformação na superfície para monitorizar o stress na fuselagem durante o voo. Além disso, o helicóptero já foi equipado com o canhão TM197B de 20 mm e o sistema de mira Rafael Toplite herdado do Mangusta .

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O helicóptero substituirá o AW129 Mangusta , que está em serviço no Exército Italiano desde a década de 1990 e atualizado ao longo dos anos até a atual variante AH-129D.

AW129 Mangusta. Foto: Wikipedia

Muitos estão considerando o AW249 como uma cópia do AH-64 Apache , porém os dois helicópteros têm muito pouco em comum, além da configuração do cockpit tandem. O AW249 é, de fato, um helicóptero completamente diferente do seu antecessor, o AW129, que foi originalmente projetado no final dos anos 1970 como A129 e voou pela primeira vez em 1983: enquanto aproveita as lições aprendidas com o Mangusta, ele apresenta uma nova estrutura, transmissão, motores e aviônicos A propósito, a configuração do cockpit tandem nem data do Apache, mas do AH-1 Cobra .

Muitos estão considerando o AW249 como uma cópia do AH-64 Apache. Foto: Wikipedia

O helicóptero de ataque AW249

Surgem novas fotos do helicóptero de ataque AW249. Foto: Reprodução Twitter

O AW249 atende aos requisitos emergentes de um helicóptero de combate de última geração para operar em um espaço de batalha em rápida evolução nos próximos 30 anos. O único novo helicóptero de combate atualmente em projeto, combinará tecnologias avançadas, excelente desempenho e alta capacidade de sobrevivência, juntamente com baixos custos operacionais.

Projetado para o futuro espaço de batalha

O AW249 será adaptado para o futuro espaço de batalha com uma necessidade crescente de se unir a outras plataformas em operações centradas em rede. A aeronave fundirá arquitetura de sistemas abertos com capacidades de crescimento, comunicações de última geração e um sistema avançado de gerenciamento de espaço de batalha. O sistema de missão aumentará a consciência situacional, reduzirá a carga de trabalho do piloto e aumentará a segurança.

Seguro e capacidade de sobrevivência

O helicóptero cumprirá os mais rigorosos requisitos de segurança, garantindo alta segurança e capacidade de sobrevivência graças a um conjunto avançado de auxílios defensivos integrados, tolerância balística, resistência a colisões e baixa detectabilidade.

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Capacidade multimissão

Com um peso máximo de decolagem na faixa de 7 a 8 toneladas, o AW249 combinará velocidade e resistência para realizar missões, incluindo combate, apoio aéreo aproximado e escolta armada. Motores potentes permitirão operações nas condições mais extremas e a capacidade operacional a bordo será projetada desde o início. Além de uma arma de torre, o AW249 será equipado com um sistema de armas flexível.

Principais características

• O sistema de missão permite a parceria com UAVs
• Alta velocidade e resistência para escoltar helicópteros de transporte e multifunção
• Custos de ciclo de vida mais baixos do que os helicópteros da geração anterior, graças à ampla experiência operacional e à filosofia de design avançada da Leonardo
• Consciência situacional máxima por meio de sistemas de missão avançados (incluindo capacidade centrada na rede)
• Baixa detectabilidade (por exemplo, baixa assinatura, alta agilidade)
• Blindagem (por exemplo, redundância, separação de sistemas críticos, capacidade de funcionamento a seco do sistema de acionamento, assentos blindados, tanques de combustível tolerantes à balística)
• Capacidade de colisão (por exemplo, fuselagem, assentos e tanques de combustível resistentes a colisões)
• Seis estações de armazenamento de asas para mísseis ar-terra e ar-ar, foguetes não guiados/guiados e tanques de combustível externos
• Armazéns de asa capazes de transportar cargas de armas mistas/assimétricas
• Canhão com torre de 20 mm montada no nariz

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