O Japão é conhecido por suas inovações tecnológicas e criações excêntricas, e um exemplo disso é o “Suitcase Car” da Mazda, desenvolvido nos anos 1990.
+Triumph lança edições limitadas da Rocket 3 em homenagem a Evel Knievel com design e potência impressionantes
+Lamborghini lança canal de streaming exclusivo para Smart TVs
Embora tenha sido rotulado como “carro”, o veículo na verdade é uma moto ou, no mínimo, um triciclo. O conceito foi criado para resolver o problema do transporte em grandes cidades, onde o estacionamento é escasso. Assim como outras soluções de mobilidade, como os e-scooters, a Mazda buscou uma maneira de facilitar a locomoção nas áreas urbanas.
O “Suitcase Car” foi feito dentro de uma mala Samsonite de 30×22 cm e equipado com um motor de dois tempos de 34cc, gerando apenas 1,5 cavalos de potência e alcançando 32 km/h. O modelo pesava 32 kg e podia ser rolado como uma mala comum.
A proposta era que o veículo fosse uma opção para ajudar as pessoas a se deslocarem do carro até seu destino, mas, devido ao barulho e à natureza pouco prática, o conceito não se popularizou, e a Mazda não produziu mais unidades além da original.
Em resumo, o “Suitcase Car” da Mazda é uma ideia interessante, mas que não teve sucesso devido à sua limitação de uso e ao incomodo gerado pelo seu pequeno motor. Apesar disso, permanece como uma curiosidade do mundo automobilístico, refletindo o espírito criativo japonês na busca por novas soluções de mobilidade.
Fonte: Ride Apart | Foto: YouTube @HSGAutomotive | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial