O California Air Resources Board (CARB) e a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) chegaram a um acordo sobre supostas violações de regulamentações de emissão para motores a diesel.
+ Dakar Rally de 2025 deverá ser o mais emocionante até agora
+ Vídeo emocionante mostra perfomance da moto mais poderosa do mundo em um lago congelado
Após o acordo, a FCA deverá pagar uma multa de mais de US$ 4,2 milhões por violar as regulamentações de qualidade do ar do CARB em algumas vans Ram ProMaster movidas a diesel, segundo uma reportagem do site Motor1.
As violações envolvem ProMasters de 2014 a 2016 equipados com o motor diesel de quatro cilindros de 3,0 litros turboalimentado. Em testes de acompanhamento conduzidos pelo CARB, um “dispositivo não aprovado” foi encontrado que alterava as emissões durante os procedimentos de teste.
Os detalhes do dispositivo não foram divulgados pelo CARB. O valor da multa será dividido entre o Fundo de Controle de Poluição do Ar do CARB e uma iniciativa chamada Supplemental Environment Project – Marine Vessal Speed Reductio Incentive Program.
Além da multa, a FCA deverá fazer o recall das vans afetadas e modificar os sistemas de controle de emissões para torná-los compatíveis. O recall se concentrará em vans originalmente certificadas para venda na Califórnia.
Foto e vídeo: Divulgação/Stellantis. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.