Carlos Tavares, CEO da Stellantis, admitiu que descontinuar marcas que não são lucrativas está nos planos do conglomerado automotivo, cujos lucros caíram quase pela metade em 2024.
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Citroën, Fiat, Opel, Vauxhall, Peugeot, Abarth, Ram, Dodge, Chrysler, Jeep, Lancia, DS Automobiles, Alfa Romeo e Maserati são as marcas que operam sob o mesmo teto. Essa união começou no início de 2021, quando o Grupo PSA se fundiu com a Fiat Chrysler Automobiles.
No entanto, segundo Tavares, essa programação poderá ser simplificada no futuro, já que está nos planos da Stellantis abandonar as marcas não lucrativas. “Se não ganharem dinheiro, nós as fecharemos. Não podemos nos dar ao luxo de ter marcas que não ganham dinheiro”, disse Tavares segundo a Reuters.
Apesar de não ter citado nenhuma marca específica, especialistas sugerem que algumas correm um risco maior do que outras. À Reuters, eles disseram que a Maserati pode acabar sendo vendida, enquanto a Lancia e a DS Automobiles podem ser oficialmente descontinuadas.
Até o momento, tudo não passa de especulação. Mas a Stellantis pode fazer isso como uma medida emergencial após registrar queda de quase metade (48%) de seus lucros em 2024 devido às fracas vendas das marcas do grupo nos EUA.
“O desempenho da empresa no primeiro semestre de 2024 ficou abaixo de nossas expectativas, refletindo tanto um ambiente difícil no setor quanto nossos problemas operacionais”, admitiu Carlos Tavares durante a apresentação dos resultados semestrais.
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