
O segundo jato russo MC-21-310 equipado apenas com sistemas e motores nacionais levantou voo em Irkutsk
A UAC (United Aircraft Corporation) informou que o segundo exemplar do avião russo de médio alcance MC-21-310 com componentes totalmente nacionalizados realizou com sucesso seu primeiro voo a partir do aeródromo da fábrica de aviação de Irkutsk, da empresa Yakovlev.
Durante o voo, foram testados os novos sistemas domésticos e os motores PD-14, desenvolvidos pela ODK da Rostec. A aeronave se juntará agora ao programa de testes de certificação, ao lado do protótipo MC-21 experimental, que realizou seu primeiro voo com nova configuração em 29 de abril de 2025.
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Tripulação e desempenho do voo

O voo foi conduzido pelos pilotos de teste Andrey Voropaev e Oleg Mutovin, acompanhados pelos engenheiros de teste Anton Kuznetsov e Grigory Kudryashov. A aeronave permaneceu no ar por cerca de uma hora, atingindo velocidade máxima de 500 km/h e altitude de 3.500 metros.
Segundo o comandante Voropaev, a missão foi cumprida integralmente e todos os sistemas nacionais funcionaram dentro dos parâmetros esperados.
Avanço na substituição de importações
O projeto MC-21 é um dos principais símbolos da estratégia russa de substituição de importações no setor aeroespacial. De acordo com a UAC, os novos aviões agora contam com substituições em praticamente todos os sistemas críticos: controles de cabine, atuadores do sistema de controle, sistemas de climatização e combustível, mecanismos da asa, freios, unidades de potência, rodas, pneus e equipamentos eletrônicos de bordo.
Os especialistas da fábrica de Irkutsk também realizaram testes detalhados dos sistemas de combustível e partida dos motores antes do voo inaugural.
Produção e entregas

O diretor-geral da UAC, Vadim Badeha, destacou que o sucesso do segundo voo representa um marco técnico significativo: “Este voo é resultado de um trabalho colossal dos engenheiros, projetistas e testadores das empresas da Corporação Estatal Rostec. Paralelamente à certificação, já está em andamento a montagem das aeronaves em série. As entregas às companhias aéreas estão previstas para começar após a aprovação final pela Rosaviatsiya”, afirmou Badeha.
Com o avanço da produção e os testes em andamento, o MC-21-310 se aproxima de sua entrada efetiva em serviço, consolidando-se como a principal aposta russa para competir no segmento de aeronaves de corredor único.
Fonte e imagens: UAC | Telegram: @uac_ru. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.
