Um vídeo publicado pelo Ministério da Defesa da Rússia mostra os Lançadores de mísseis balísticos intercontinentais da Coluna Yars sendo movidos de Ivanovo para a região de Moscou para exercícios antes do desfile militar na Praça Vermelha.
+ Clique aqui para ver o vídeo
O Yars é um sistema russo de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) móvel e silo-based, desenvolvido para substituir os antigos sistemas de mísseis R-36 e UR-100N.
Ele é capaz de carregar ogivas nucleares e foi projetado para superar sistemas de defesa antimísseis. Entrou em serviço em 2010, e faz parte do esforço da Rússia para modernizar suas forças nucleares estratégicas.
O Yars pode ser lançado de plataformas móveis, o que aumenta a sua capacidade de sobrevivência contra um primeiro ataque, sendo uma peça central da estratégia de dissuasão nuclear da Rússia.
Segundo o vídeo:
Os lançadores Yars PGRK chegaram a Alabino, perto de Moscou, para se preparar para o desfile militar na Praça Vermelha
Em preparação para o desfile, uma coluna mecanizada de lançadores autônomos do sistema móvel de mísseis terrestres Yars marchou de um ponto de implantação permanente na região de Ivanovo até Alabino, perto de Moscou.
A rota de 400 quilômetros percorreu as rodovias de transporte de três regiões (Ivanovo, Vladimir, Moscou), incluindo a rodovia federal M7 e o anel viário de Moscou.
Ao longo do percurso, os mecânicos condutores dos três lançadores autônomos fizeram paradas para inspeções de rotina e controle de equipamentos de grande porte.
O pessoal e o equipamento da formação de mísseis Teikovsky participam de desfiles militares na Praça Vermelha de Moscou desde 2008.
Fonte, fotos e vídeos: Telegram mod_russia