Rússia abate caça F-16AM ucraniano na região de Sumy; piloto de 26 anos morre na queda

Caças F-16AM ucranianos. Foto: WikimediaCaças F-16AM ucranianos. Foto: Wikimedia
Caças F-16AM ucranianos. Foto: Wikimedia

Militares russos abateram um caça F-16AM da Força Aérea da Ucrânia no dia 12 de abril, sobre a região de Sumy, em um ataque que teria envolvido o sistema de defesa aérea S-400.

Relatórios iniciais sugeriram que o avião foi derrubado durante um confronto aéreo com um Su-35S das Forças Aeroespaciais da Rússia. No entanto, testemunhas oculares afirmaram às autoridades russas que o caça ucraniano explodiu no ar em uma bola de fogo — um indicativo de que foi atingido por um míssil superfície-ar.

De acordo com os relatos, três mísseis antiaéreos foram lançados contra o F-16. O piloto conseguiu evitar dois deles, mas o terceiro alcançou e atingiu a aeronave. O ataque teria partido de um sistema S-400 estacionado nas imediações.

Capitão Pavlo IvanovCapitão Pavlo Ivanov
Capitão Pavlo Ivanov. Foto: Divulgação

O piloto ucraniano, identificado como capitão Pavlo Ivanov, de 26 anos, não sobreviveu à queda. Até o momento, não há informações confirmadas sobre a localização dos destroços ou dos restos mortais.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, lamentou a morte do piloto em publicação nas redes sociais:

Hoje, infelizmente, o capitão Pavlo Ivanov foi morto em combate em um F-16. O cara tem 26 anos. Minhas condolências à família e a todos os irmãos e irmãs de Pavlo. Relatórios militares sobre esta situação de combate eram necessários. Estamos esclarecendo todas as circunstâncias. Os F-16s, Mirages, MiGs ucranianos, toda a nossa aviação de combate executa heroicamente missões militares, defendendo nosso estado e apoiando operações terrestres. A Força Aérea também está envolvida na proteção da Ucrânia contra mísseis e drones russos. Temos orgulho dos nossos guerreiros. Responderemos com firmeza e competência.
Glória à Ucrânia!

Fonte: Telegram oficial de Volodymyr Zelensky

Iris V Boas: A journalist full of enthusiasm and passion for journalism. A native of São Paulo, she has always been fascinated by the power of words and the ability of news to shape opinions and influence society.
whatsapp