A Honda confirmou que está trabalhando em uma Africa Twin de média cilindrada para explorar um segmento lucrativo do mercado das trail.
A notícia é empolgante para os apaixonados das trail, porque há uma grande diferença no segmento na Honda entre as CRFs off-road de 250 / 450cc e a grande Africa Twin de 1100cc.
+ Coronavírus: Porsche vai suspender produção por duas semanas
+ Yamaha realiza recall do modelo R3 2020, no Brasil
+ SUVs PCD mais vendidos: T-Cross se aproxima de rivais veja o ranking
A Honda Africa Twin é uma moto de aventura bem equilibrada, perfeita para viagens, e o novo modelo Adventure Sports para motociclistas ainda mais exigentes.
No entanto, ela tem suas desvantagens, é grande, pesada, potente demais para alguns motociclistas e também muito cara. Tudo isto é desanimador para os motociclistas mais jovens e a Honda sabendo disso procurou algo novo para satisfazer certos requisitos.
A base para a nova moto será uma evolução da série NC, que inclui a NC750S e o estilo da NC750X. Mas haverá mudanças importantes que dividem o segmento e as tornam mais ‘trail’.
O motor será ampliado para os 790cc, o que deve aumentar a potência e o torque, além de compensar as perdas das normas Euro5. Tal como a 1100, a mini-twin terá a opção de uma caixa de velocidades automatica DCT, como já existe nos atuais modelos NC.
Kenji Morita, líder do projeto da Africa Twin de 1100cc admitiu que a Honda tem uma lacuna no neste segmento e que gostaria de preencher. “Quando falamos de pura aventura, não temos uma formação ampla. Então, estamos pensamos num modelo intermédio para atrair pessoas mais jovens”.
Uma nova moto trail de 790cc colocaria a Honda no meio do segmento de motos de aventura cada vez mais competitivo, que inclui a BMW F850GS, a nova Triumph Tiger 900s e a Yamaha Ténéré 700, além da KTM 790 Adventure (estas últimas, ainda não disponíveis no Brasil).
Também estão em andamento dois novos modelos NC. A Honda permanece de boca fechada sobre estes modelos, no entanto, esperamos que sejam revelados na próxima EICMA em novembro.
Como a Yamaha Ténéré 700 é a mais recente, é a concorrente mais óbvio da Honda. Esperamos que a mini-Africa Twin não fique tão perto dos R$ 66 mil pedidos pelo modelo maior.