X

Robo-Shark, um drone submarino com mais de 1.80m em forma de tubarão

ROBO-SHARK

Os tubarões são dos habitantes dos mares que mais inspiram medo aos humano, mas tanto as espécies predadoras mais famosas como as que nunca fariam mal a uma ser humano estão entre os animais marinhos mais bem adaptados a viver em qualquer lugar dos oceanos.

É por isso que a RoboSea criou este drone marinho em forma de tubarão, adaptável a várias funções, desde exploração científica a lazer.

O Robo-Shark tem uma forma parecida à de um tubarão, o que facilita os seus movimentos na água usando os seus sensores para evitar obstáculos e tem espaço para montar câmaras que podem ser usados para filmar e catalogar a fauna e flora marítimas, ou encontrar “tesouros” no fundo do mar.

As juntas da sua cauda, usadas para fazer os movimentos básicos, foram desenhadas para reduzir o ruído e não incomodar qualquer outro animal que esteja nas redondezas.

Mas também pode ser disfarçado como um verdadeiro tubarão, para uma camuflagem mais eficiente.

O Robo-Shark é grande, com 1,80 metros de comprimento, 87 cm de largura e 96 cm de altura, e pesa 54 kg, pelo que é preciso algum cuidado ao colocá-lo e retirá-lo da água.

A sua bateria tem capacidade para navegar durante duas horas, podendo ser controlado até uma distância de três quilómetros e mergulhar a uma profundidade máxima de 300 metros, mais que suficiente para uso em várias atividades, tanto amadoras como profissionais. Consegue alcançar uma velocidade máxima de 10 nós (18,5 km/h).

Redação: