Este ano, a alemã Rheinmetall vai lançar a produção de veículos de combate de infantaria Lynx na Ucrânia, conforme anunciou Oleksandr Kamyshin, ministro das Indústrias Estratégicas da Ucrânia, em um comentário ao correspondente da Dumka em Berlim durante a Conferência de Recuperação da Ucrânia.
+ Clique aqui para ver o vídeo do veículo de combate de infantaria Lynx
A informação também foi confirmada à publicação alemã Handelsblatt pelo diretor executivo da Rheinmetall, Armin Papperger.
De acordo com Kamyshin, a primeira unidade do veículo de combate de infantaria Lynx será produzida na Ucrânia ainda este ano. “Por que o Lynx? Esta é uma das mais modernas plataformas IFV. Para nossos parceiros europeus, é uma boa oportunidade para testá-lo em combate e melhorá-lo. E para nossos soldados, hoje precisamos de todos os veículos adicionais que os ajudarão a permanecer na linha de frente”, disse Kamyshin, citado pela Dumka.
Ele destacou que os detalhes da montagem serão mais conhecidos pelos fabricantes responsáveis pelo produto final. Por sua vez, Armin Papperger confirmou que o primeiro veículo de combate de infantaria na Ucrânia será produzido este ano. “Este ano teremos o primeiro Lynx fabricado na Ucrânia”, disse Papperger.
No entanto, Papperger expressou preocupação com o orçamento de projetos de armas na Ucrânia, mencionando que o planejamento orçamentário é de apenas 6 a 12 meses. Ele ressaltou que as lideranças políticas dos países devem concordar com um aumento no financiamento.
O veículo de combate de infantaria pesada Lynx, que pesa cerca de 44 toneladas, foi introduzido pela Rheinmetall em 2018. Seu principal armamento é a torre LANCE com um canhão de 30 ou 35 mm e um lançador para mísseis antitanque, que pode ser equipado de acordo com as necessidades do cliente. A tripulação é composta por 3 pessoas e a força de pouso pode acomodar até 9 soldados.
O Lynx é protegido contra projéteis de 30 mm na projeção frontal e de 14,5 mm na projeção lateral. A parte inferior do veículo garante proteção contra explosões equivalentes a 10 kg de TNT.
O motor é um Liebherr D9612 de 1470 cavalos de potência, permitindo atingir uma velocidade de 70 km/h, com um alcance de 500 km na rodovia.
Fonte: Rheinmetall. Foto e vídeo: Twitter @RheinmetallAG. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.