No final de janeiro de 2025, conforme programado, a Rheinmetall entregou o primeiro veículo de defesa aérea baseado em canhão Boxer Skyranger 30 para a Bundeswehr.
Este modelo de verificação será utilizado para a aprovação necessária pela Bundeswehr. Após o treinamento dos operadores, os testes de admissão começarão na primavera de 2025, com a produção em série prevista para 2027 e início de 2028.
Em fevereiro de 2024, o Bundeswehr contratou a Rheinmetall para desenvolver e fornecer um modelo de verificação, além de 18 veículos de produção em série do tanque de defesa aérea baseado em canhão Skyranger 30 integrado ao veículo Boxer.
O sistema Skyranger 30 fecha uma lacuna crítica na defesa aérea móvel, oferecendo uma combinação de mobilidade, proteção, flexibilidade e precisão para enfrentar ameaças a curtas e médias distâncias. Como solução híbrida, a torre Skyranger 30 combina um poderoso canhão revólver KCE 30mmx173, mísseis guiados terra-ar e sensores avançados em uma única plataforma. Inicialmente, na Alemanha, o sistema será equipado com a arma antiaérea Stinger, com planos para futura adaptação de um novo mísseis de defesa contra drones.
A arquitetura do sistema permite operações autônomas e integradas em rede, além de contar com a munição programável AHEAD, que aumenta a eficácia contra drones. A torre compacta é instalada no veículo tático Boxer 8×8, garantindo alta mobilidade.
O Skyranger 30 faz parte da iniciativa europeia Sky Shield, e diversos membros da OTAN e da União Europeia demonstraram interesse em sua aquisição. Em dezembro de 2023, a Hungria firmou um contrato com a Rheinmetall para o desenvolvimento conceitual da torre Skyranger 30 para uma futura versão de defesa aérea do Lynx KF41. A Áustria e a Dinamarca também encomendaram a plataforma para diferentes tipos de veículos.
O interesse no sistema continua crescendo entre os países da OTAN e da UE. No final de janeiro de 2025, o Ministério da Defesa dos Países Baixos anunciou que a Holanda adquirirá 22 sistemas Skyranger 30, com contrato previsto para ser finalizado antes do final de 2025.
Fonte e imagens: Rheinmetall. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.