República Tcheca pretende adquirir 24 caças F-35 Lightning II de 5ª geração

Canadá anuncia compra de caças F-35 Lightning II
F-35 Lightning II. Foto: Divulgação

O governo da República Tcheca assinou hoje uma Carta de Oferta e Aceitação (LOA) oficializando sua intenção de adquirir 24 aeronaves Lockheed Martin F-35 Lightning II de 5ª geração.

+ 80 novos F-35 e F-16 estão chegando para a Grécia e Turquia

+ Noruega dispersa sus cazas F-35

Por meio da Venda Militar Estrangeira do governo dos EUA, a Força Aérea Tcheca receberá sua primeira aeronave em 2031, que estará na mais recente configuração avançada do Bloco 4.

“Estamos satisfeitos que o governo da República Tcheca agora faça parte oficialmente do programa F-35 Lightning II”, disse o Tenente-Brigadeiro do Ar Mike Schmidt, oficial executivo do programa F-35 Joint Program Office. “Esta parceria com o Ministério da Defesa tcheco fornecerá e sustentará a aeronave F-35 por décadas, fornecendo à Força Aérea Tcheca uma interoperabilidade incomparável e garantindo que ela tenha a capacidade de combater ameaças atuais e futuras.”

Além da aeronave, a aquisição também inclui treinamento de pessoal, serviço e suporte logístico, e desenvolvimento de outros serviços de suporte que garantem entregas bem-sucedidas de todos os 24 F-35.

O F-35 é a aeronave europeia escolhida para substituir frotas de caças legadas, oferecendo interoperabilidade incomparável com a OTAN e outras nações para fornecer um discriminador chave para os EUA e seus aliados nas próximas décadas. Até a década de 2030, mais de 600 F-35 trabalharão juntos de mais de 10 países europeus, incluindo dois esquadrões F-35 completos dos EUA estacionados na Royal Air Force Lakenheath. É também o único avião de caça em produção hoje que criará empregos pelos próximos 40-50 anos e permitirá parcerias industriais estratégicas com a indústria tcheca.

Os F-35 estão agora operando a partir de 32 bases em todo o mundo. Até o momento, a Lockheed Martin entregou mais de 990 F-35s, treinou mais de 2.280 pilotos e 15.400 mantenedores, e a frota de F-35 ultrapassou 773.000 horas de voo acumuladas. A Lockheed Martin continua a trabalhar lado a lado com os operadores do F-35 para garantir que os aliados permaneçam à frente da ameaça em evolução.

Fonte: F35 Lightning II Group

Back to top