A Renault, por meio de sua divisão Ampere, desenvolveu o conceito Emblème com o objetivo de reduzir significativamente a pegada de carbono dos veículos do grupo.
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O Emblème é um exemplo de como a marca está abordando a descarbonização de maneira holística, levando em consideração as emissões de um carro durante toda a sua vida útil, desde a extração dos materiais até seu fim.
A Ampere afirma que o Emblème emite 90% menos carbono do que um carro convencional movido a combustível fóssil, graças ao uso de materiais recicláveis, como aço e alumínio de baixo carbono, e a combinação de uma bateria de 40 kWh com uma célula de combustível a hidrogênio.
O Emblème também se destaca pela eficiência e inovação em seu sistema de propulsão. Equipado com um motor elétrico de 215 cv e um tanque de hidrogênio de 2,8 kg, o carro pode percorrer distâncias mais longas com menos paradas para reabastecimento, ao contrário dos carros totalmente elétricos, que precisam de recargas frequentes.
Sua bateria de 40 kWh é leve e compacta, ajudando a reduzir o peso do veículo, que chega a 1.800 kg, o que contribui ainda mais para a diminuição das emissões de carbono.
Apesar de não ser esperado que o Emblème entre em produção, a Renault tem planos de aplicar tecnologias semelhantes em seus futuros modelos. A marca pretende reduzir os custos das baterias em 20% até 2026, com a transição para baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), e espera eliminar o uso de cobalto até 2028.
Além disso, a Renault está desenvolvendo o primeiro carro “definido por software”, que permitirá atualizações ao longo do tempo, similar a um smartphone sobre rodas. O conceito Emblème será exibido no Salão do Automóvel de Paris de 2024.
Fonte: Car Magazine | Foto: X @Ampere | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial