Um relatório do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) revelou que motoristas usando sistemas de automação parcial tendem a se distrair mais ao volante.
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O estudo avaliou 29 motoristas em veículos com assistências de Nível 2, como o Volvo S90 2017 e o Tesla Model 3 2020. Os pesquisadores descobriram que, quando esses sistemas estavam ativados, os motoristas se engajavam 30% mais em atividades distrativas.
O IIHS identificou atividades como cuidar da aparência, comer e usar o celular como principais fontes de distração.
À medida que os motoristas se adaptavam ao sistema, as distrações aumentavam e muitos aprenderam a manipular os alertas para evitar advertências mais severas. Isso levou o IIHS a concluir que os sistemas de assistência precisam de medidas de segurança mais rigorosas.
O IIHS também avaliou 14 montadoras quanto à eficácia de seus sistemas de monitoramento e alertas. Apenas a Lexus obteve uma classificação aceitável, enquanto a maioria das outras recebeu avaliações ruins ou marginais. Segundo David Harkey, presidente do IIHS, embora a automação parcial possa parecer conveniente, ela pode aumentar os riscos se não for acompanhada de medidas adequadas para garantir a segurança do motorista.
Fonte: Motor1.com | Fotos: Freepik | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial