O Reino Unido enviará tanques Challenger 2 à Ucrânia para reforçar o esforço de guerra do país, disse o primeiro-ministro Rishi Sunak. Ele falou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em uma ligação no qual confirmou que enviaria o equipamento e sistemas de artilharia adicionais.
+ VÍDEO: Helicópteros de ataque Kamov Ka-52 faz ataque com foguetes contra forças ucranianas
+ Suzuki apresenta o novo Jimny 5 portas
+ Rússia divulga vídeo do ataque do obus autopropulsado Msta-SM2 as forças da Ucrânia
Challenger 2
O FV4034 Challenger 2 é um carro de combate britânico, atualmente em serviço com os exércitos do Reino Unido e Omã.
É construído pela empresa britânica Vickers Defence Systems.
O fabricante anunciou o blindado como o mais confiável em todo o mundo e também o mais pesado, o carro de combate pesa mais de 62 toneladas, podendo chegar a 75 toneladas em algumas versões. Como comparação o T-90 russo, pesa ‘apenas’ 46 toneladas.
Construído no final dos anos 1990, o tanque Challenger tem mais de 20 anos, mas será o tanque mais moderno à disposição da Ucrânia. Os tanques fornecerão à Ucrânia melhor proteção e poder de fogo mais preciso.
O Reino Unido começará a treinar as Forças Armadas ucranianas para usar os tanques e armas nos próximos dias.
O Challenger-2 está equipado com a mesma arma raiada de 120mm do Challenger-1, que pode disparar desde munição perfurante de energia cinética até munição do tipo HESH.
O canhão é estabilizado.
A blindagem do Challenger-2 é também superior à do Challenger-1 e é uma blindagem composta do tipo Chobham de segunda geração.
O veículo está ainda equipado com um computador digital de controle de tiro, telemetro a laser com alcance de 10 km, capacidade de visão noturna e intensificador passivo de imagem para o condutor.
Blindagem do veículo: Chobham de segunda geração
Comprimento: 8,3m; 11,50m com o canhão para frente
Custo unitário: £4,217,000
Em serviço: 1998 – presente
Peso: 62,5 toneladas
Tipo: Tanque de guerra
Velocidade: 59 km/h