No Reino Unido, o banco de testes voador Excalibur, desenvolvido a partir de uma aeronave Boeing 757, foi fotografado pela primeira vez.
Este projeto é fruto da parceria entre as empresas Leonardo e 2Excel, e tem como objetivo testar sistemas aviônicos de ponta para o futuro caça de 6ª geração BAe Tempest, parte do programa GCAP (Global Combat Air Programme). O programa é uma colaboração entre Grã-Bretanha, Itália e Japão.
Um Boeing 757 Transformado em Laboratório Aéreo
Para servir como laboratório voador, Leonardo e 2Excel adquiriram um antigo Boeing 757-200, fabricado em 2000. A aeronave iniciou sua operação comercial pela companhia aérea espanhola Iberia no mesmo ano de fabricação e passou por diversas operadoras ao longo de sua carreira, com seu último serviço comercial realizado pela companhia britânica Titan Airways.
A adaptação do Boeing 757 para seu novo papel no programa GCAP foi projetada para facilitar testes de tecnologias e sistemas avançados, reduzindo riscos e acelerando o desenvolvimento do caça Tempest. O uso de um laboratório voador é uma estratégia crucial para validar e refinar tecnologias antes de integrá-las ao futuro caça, cujo primeiro voo está programado para 2035.
Uma Ferramenta Estratégica para a Aviação de Combate
O programa GCAP busca desenvolver um caça de 6ª geração que represente o estado da arte em tecnologia militar, com capacidades como inteligência artificial, integração de sistemas não tripulados, e avanços em stealth e armamento. O Excalibur será essencial para garantir que essas inovações sejam rigorosamente testadas e refinadas antes da aplicação em combate.
Foto X @Leonardo. Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.