RC-135 Rivet Joint: vigilância britânica intensifica monitoramento sobre Kaliningrado e Mar Báltico (X @RoyalAirForce)
Um RC-135 “Rivet Joint” britânico, aeronave de vigilância eletrônica, realizou patrulhas sobre a Letônia e o Mar Báltico, focando no enclave russo de Kaliningrado.
+Tesla Cybertruck surpreende em testes de colisão e recebe classificação máxima da NHTSA
+Vídeo mostra carro voador elétrico da Alef Aeronautics decolando verticalmente
Esses voos, que ocorrem rotineiramente, têm o objetivo de monitorar as forças russas, e a visibilidade das aeronaves é intencional, para que tanto o público quanto a Rússia estejam cientes da sua presença.
A Royal Air Force destaca que o RC-135W Rivet Joint é utilizado em diversas missões estratégicas e táticas, captando emissões eletrônicas de comunicação, radar e outros sistemas. Os especialistas a bordo são responsáveis por analisar o espectro eletromagnético para fornecer informações aos comandantes.
Nos últimos tempos, a frequência dos voos britânicos na região aumentou, devido a razões óbvias, com a presença também de ativos americanos. O Reino Unido opera três dessas aeronaves, que são amplamente empregadas em operações como a “Operação Shader”.
Fonte: UK Defence Journal | Foto: X @RoyalAirForce | Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial