Protótipo de drone submarino extragrande, Manta Ray (UUV) conclui testes na água

Manta Ray. Fonte e imagens: Darpa

O protótipo do veículo subaquático não tripulado Manta Ray (UUV) construído pela artista Northrop Grumman completou testes em grande escala na água na costa do sul da Califórnia em fevereiro e março de 2024.

Os testes demonstraram desempenho hidrodinâmico no mar, incluindo operações submersas usando todos os modos de propulsão e direção do veículo: flutuabilidade, hélices e superfícies de controle.

“Nosso teste bem-sucedido de Manta Ray em grande escala valida a prontidão do veículo para avançar em direção a operações do mundo real depois de ser rapidamente montado no campo a partir de subseções modulares”, disse o Dr. Kyle Woerner, gerente do programa DARPA da Manta Ray. “A combinação de transporte modular entre países, montagem em campo e implantação subsequente demonstra uma capacidade inédita para uma UUV extragrande.”

A Northrop Grumman enviou o protótipo Manta Ray em subseções do local de construção em Maryland para seu local de teste na Califórnia. A facilidade demonstrada de transporte e montagem suporta a possibilidade de implantação rápida em todo o mundo sem lotar o valioso espaço do píer nas instalações navais.

Manta Ray. Fonte e imagens: Darpa

“O envio do veículo diretamente para a área de operação pretendida conserva a energia que, de outra forma, o veículo gastaria durante o trânsito”, disse Woerner. “Uma vez implantado, o veículo usa deslizamento eficiente e impulsionado por flutuabilidade para se mover através da água. A nave é projetada com vários compartimentos de carga útil de vários tamanhos e tipos para permitir uma ampla variedade de conjuntos de missões navais.”

A Manta Ray tem como objetivo desenvolver e demonstrar uma nova classe de UUVs de longa duração, longo alcance e capacidade de carga útil, prontas para operações persistentes em ambientes marítimos dinâmicos. A DARPA está se envolvendo com a Marinha dos EUA sobre os próximos passos para testes e transição dessa tecnologia.

Fonte e imagens: Darpa